Exergame Distribuído com Cicloergômetro para a Reabilitação de Pacientes e Geração de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação

  • Carlos Henrique Rorato Souza UFG
  • Luciana de Oliveira Berretta UFG
  • Sérgio Teixeira de Carvalho UFG

Resumo


Existem muitos fatores que influenciam na reabilitação funcional, como o envolvimento do paciente e a atuação ativa do fisioterapeuta. No entanto, dificuldades de acesso à terapia têm levado a iniciativas de telerreabilitação, ou seja, sessões de reabilitação através de tecnologias de comunicação. Essa abordagem limita a participação do terapeuta e os exercícios podem se tornar repetitivos e desinteressantes, prejudicando o envolvimento e a motivação do paciente. Por esse motivo, este trabalho visa avaliar se um exergame construído a partir de uma arquitetura distribuída é eficaz para as sessões de telerreabilitação envolvendo o aparelho cicloergômetro. Foi construído um protótipo do exergame, avaliado por 16 fisioterapeutas do Hospital das Clínicas da UFG e testado com 12 voluntários. A avaliação dos especialistas mostrou que 88,8% deles consideram o exergame adequado para as sessões de telerreabilitação. Já a avaliação dos voluntários mostrou que 75% deles classificaram a experiência como “muito satisfatória” e 25% como “satisfatória”. Portanto, os resultados suportam a hipótese de que o exergame é eficaz e satisfatório para as sessões de telerreabilitação. São contribuições desta pesquisa o desenvolvimento e a aplicação de diversos conceitos na construção do protótipo, bem como uma Revisão Sistemática da Literatura realizada e ainda as conclusões advindas da avaliação.

Referências

Battisti, D. (2020). Exergame com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes. Master’s thesis, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Bloor, M., Sampson, H., Baker, S., and Dahlgren, K. (2015). Useful but no oracle: reflections on the use of a delphi group in a multi-methods policy research study. Qualitative Research, 15(1):57–70.

Cerf, V. G. (2020). On the internet of medical things. Commun. ACM, 63(8):5.

da Costa, A. F. and Nakamura, R. (2015). Experiência de usuário e experiência de jogador: discussão sobre os conceitos e sua avaliação no projeto de jogos digitais. In Anais do SBGames 2015, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Needham, D. M., Truong, A. D., and Fan, E. (2009). Technology to enhance physical rehabilitation of critically ill patients. Crit Care Med, 37(10):436–441.

Oh, Y. and Yang, S. (2010). Defining exergames & exergaming. In Proceedings of Meaningful Play 2010, pages 1–17. SBC.

Souza, C., Oliveira, D., Berreta, L., and Carvalho, S. (2021a). A distributed exergame for telerehabilitation: An engaging alternative to improve patients’ quality of life. In Proceedings of the 1st Life Improvement in Quality by Ubiquitous Experiences Workshop, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Souza, C. H. R., Battisti, D., Berretta, L., and de Carvalho, S. T. (2020). Exergame com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes em tempos de covid-19. In Anais Principais do XX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Souza, C. H. R., de Oliveira, D. M., Berretta, L., and de Carvalho, S. T. (2021b). Jogos digitais e engajamento na reabilitação de pacientes: Uma revisão sistemática da literatura. In Anais Principais do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Souza, C. H. R., de Oliveira, D. M., de Oliveira Berretta, L., and de Carvalho, S. T. (2021c). Jogos sérios e elementos de jogos na promoção de engajamento em contextos de telerreabilitação de pacientes. In Proceedings of SBGames 2021, Gramado, RS, Brasil. SBC.

Souza, C. H. R., de Oliveira, D. M., do Nascimento, D. F., Berretta, L. d. O., and de Carvalho, S. T. (2022). A serious games and game elements based approach for patient telerehabilitation contexts. Journal on Interactive Systems, 13(1):179–191.

Subtil, M. M. L., Goes, D. C., Gomes, T. C., and Souza, M. L. d. (2011). O relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia. Fisioterapia em Movimento, 24:745 – 753.
Publicado
27/06/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Carlos Henrique Rorato; BERRETTA, Luciana de Oliveira; CARVALHO, Sérgio Teixeira de. Exergame Distribuído com Cicloergômetro para a Reabilitação de Pacientes e Geração de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação. In: PRÊMIO ARTUR ZIVIANI - CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (MESTRADO) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 23. , 2023, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 102-107. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas_estendido.2023.229434.