Desvendando o Enigma: A Criptografia na Segunda Guerra Mundial, uma abordagem transversal da BNCC Computação com a Componente Curricular de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental

  • Barbara Rossi Munck dos Santos Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora
  • José Luziel de Souza Rede Santa Catarina
  • Ronald Ribeiro Varandas Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora

Resumo


Historicamente, a computação moderna como a conhecemos remonta às importantes contribuições do matemático Britânico Alan Turing, que, durante a segunda guerra mundial liderou os esforços para decifrar os códigos nazistas, em especial os gerados pela máquina Enigma. Este trabalho se propôs de forma transversal (História e Computação) através do uso do microcontrolador BBC micro:bit levar aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Juiz de Fora, MG, a proposta de vivência histórica e prática, observando o desenvolvimento das habilidades específicas da componente curricular em questão e de forma transversal as habilidades da BNCC Computação. O projeto "Desvendando o Enigma" utilizou-se também de metodologias ativas, possibilitando que os alunos programassem e decriptassem mensagens, enquanto desenvolviam raciocínio lógico, colaboração e pensamento crítico relacionados ao momento histórico.

Referências

ALVES, F. Gamification: Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras: Um guia completo do conceito à prática. São Paulo, SP: DVS Editora, 2015.

Brasil (2018) “Base nacional comum curricular”, [link]

Brasil (2022) Base Nacional Comum Curricular - Anexo à BNCC - Computação, [link]

JOGO da imitação. Direção de Morten Tyldum. Produção: Nora Grossman; Ido Ostrowsky; Teddy Schwarzman. Los Angeles: Bristol Automotive, 2014. 1 DVD (114 min).

KERRIGAN, Michael. Enigma: a verdadeira história da quebra do código secreto e como ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: M. Books, 2020.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2008.

Sociedade Brasileira de Computação (2019) Diretrizes para ensino de computação na educação básica. In: [link] Acesso em: 11 de dezembro de 2024.
Publicado
09/04/2025
SANTOS, Barbara Rossi Munck dos; SOUZA, José Luziel de; VARANDAS, Ronald Ribeiro. Desvendando o Enigma: A Criptografia na Segunda Guerra Mundial, uma abordagem transversal da BNCC Computação com a Componente Curricular de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 34-39. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6584.