Desvendando o Enigma: A Criptografia na Segunda Guerra Mundial, uma abordagem transversal da BNCC Computação com a Componente Curricular de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo
Historicamente, a computação moderna como a conhecemos remonta às importantes contribuições do matemático Britânico Alan Turing, que, durante a segunda guerra mundial liderou os esforços para decifrar os códigos nazistas, em especial os gerados pela máquina Enigma. Este trabalho se propôs de forma transversal (História e Computação) através do uso do microcontrolador BBC micro:bit levar aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Juiz de Fora, MG, a proposta de vivência histórica e prática, observando o desenvolvimento das habilidades específicas da componente curricular em questão e de forma transversal as habilidades da BNCC Computação. O projeto "Desvendando o Enigma" utilizou-se também de metodologias ativas, possibilitando que os alunos programassem e decriptassem mensagens, enquanto desenvolviam raciocínio lógico, colaboração e pensamento crítico relacionados ao momento histórico.
Referências
Brasil (2018) “Base nacional comum curricular”, [link]
Brasil (2022) Base Nacional Comum Curricular - Anexo à BNCC - Computação, [link]
JOGO da imitação. Direção de Morten Tyldum. Produção: Nora Grossman; Ido Ostrowsky; Teddy Schwarzman. Los Angeles: Bristol Automotive, 2014. 1 DVD (114 min).
KERRIGAN, Michael. Enigma: a verdadeira história da quebra do código secreto e como ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: M. Books, 2020.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2008.
Sociedade Brasileira de Computação (2019) Diretrizes para ensino de computação na educação básica. In: [link] Acesso em: 11 de dezembro de 2024.
