Estratégias para o Uso Consciente da Inteligência Artificial no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

  • Andriw Santos de Souza UEA
  • Henrique dos Santos Galvim UEA
  • João da Mata Libório Filho UEA
  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa UEA

Resumo


Este estudo apresenta a experiência de estágio supervisionado de licenciandos em Computação da UEA, em uma turma de ensino técnico integrado ao médio do IFAM. A pesquisa analisou o impacto do uso excessivo de Inteligência Artificial (IA) pelos alunos, identificando dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento crítico. Para mitigar esse problema, foi aplicada uma intervenção pedagógica baseada em atividades gamificadas, incentivando o uso consciente da IA. Os resultados demonstraram um maior engajamento dos estudantes e uma melhor compreensão sobre os limites e potencialidades dessas tecnologias.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (2022). Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de janeiro de 2025.

Carvalho, G. (2019). Conheça 8 aplicações da inteligência artificial no cotidiano. Escotta. Disponível em [link].

Fernandes, A. B., et al. (2024). A ética no uso de inteligência artificial na educação: implicações para professores e estudantes. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação.

Piteira, M., Aparicio, M., & Costa, C. J. (2019). A ética na inteligência artificial: desafios.

Silva, W. R. P., et al. (2023). Construindo o futuro da educação: guiando o aprendizado com inteligência artificial. Anais do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), 186-189. DOI: 10.5753/latinoware.2023.236541.
Publicado
09/04/2025
SOUZA, Andriw Santos de; GALVIM, Henrique dos Santos; LIBÓRIO FILHO, João da Mata; BARBOSA, Luiz Sérgio de Oliveira. Estratégias para o Uso Consciente da Inteligência Artificial no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 197-200. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6640.