Estratégias para o Uso Consciente da Inteligência Artificial no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Resumo
Este estudo apresenta a experiência de estágio supervisionado de licenciandos em Computação da UEA, em uma turma de ensino técnico integrado ao médio do IFAM. A pesquisa analisou o impacto do uso excessivo de Inteligência Artificial (IA) pelos alunos, identificando dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento crítico. Para mitigar esse problema, foi aplicada uma intervenção pedagógica baseada em atividades gamificadas, incentivando o uso consciente da IA. Os resultados demonstraram um maior engajamento dos estudantes e uma melhor compreensão sobre os limites e potencialidades dessas tecnologias.
Referências
Carvalho, G. (2019). Conheça 8 aplicações da inteligência artificial no cotidiano. Escotta. Disponível em [link].
Fernandes, A. B., et al. (2024). A ética no uso de inteligência artificial na educação: implicações para professores e estudantes. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação.
Piteira, M., Aparicio, M., & Costa, C. J. (2019). A ética na inteligência artificial: desafios.
Silva, W. R. P., et al. (2023). Construindo o futuro da educação: guiando o aprendizado com inteligência artificial. Anais do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), 186-189. DOI: 10.5753/latinoware.2023.236541.
