Uma análise do uso de métricas de centralidade temporais para identificação de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em VANETs

  • Marcelo O. Souza UFAL
  • Raquel S. Cabral UFAL
  • André L. L. Aquino UFAL

Resumo


Redes veiculares são redes Ad-hoc compostas por veículos com tecnologias que possibilitam a troca de informações. Estas redes possuem capacidade para produção e disseminação de conteúdo, porém, as mudanças topológicas constantes podem dificultar a troca de informações entre os nós. Uma das formas de capturar a temporalidades dessas redes é a utilização de modelos e métricas temporais de redes complexas. As Zonas Âncoras são áreas da rede em que os conteúdos gerados pelos nós conseguem um maior alcance. Nessas zonas as informações recebem o nome de Conteúdo Flutuante. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de métricas de centralidade temporais, betweenness(intermediação) e grau do vértice, como estratégia para identificar as Zonas de Âncora mais viáveis para a disseminação de Conteúdo Flutuante. Os resultados mostraram que métricas de centralidade temporais podem ser mais eficazes na caracterização das Zonas Âncoras.

Palavras-chave: VANETs, redes complexas, conteúdo flutuante

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Publicado
18/07/2021
SOUZA, Marcelo O.; CABRAL, Raquel S.; AQUINO, André L. L.. Uma análise do uso de métricas de centralidade temporais para identificação de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em VANETs. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 142-151. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2021.16012.