Inferindo traços de personalidade com base em aplicativos móveis

  • Chaubert da Silva Ferreira UFV
  • Leonardo Júnio A. dos Santos Figueiredo UFV
  • Fabrício A. Silva UFV
  • Thais R. M. Braga Silva UFV

Resumo


Conhecer o perfil de clientes é uma forma eficiente de oferecer serviços melhores e mais personalizados, aumentar a satisfação e, com isso, manter os mesmos engajados com a empresa. Um item muito relevante do perfil é a personalidade do usuário, que pode ser dividida em cinco traços distintos. Porém, inferir a qual traço um usuário pertence não é uma tarefa trivial. Neste trabalho, é investigado se os traços de personalidade podem ser inferidos com base nas categorias dos aplicativos instalados no dispositivo móvel de um usuário. Foram criados modelos de classificação e regressão, e os resultados são promissores, sendo possível identificar os traços com boa assertividade.
Palavras-chave: Computação móvel, Computação Urbana

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Publicado
18/07/2021
Como Citar

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FERREIRA, Chaubert da Silva; FIGUEIREDO, Leonardo Júnio A. dos Santos; SILVA, Fabrício A.; SILVA, Thais R. M. Braga. Inferindo traços de personalidade com base em aplicativos móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 162-171. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2021.16014.