Caracterização de topologia de Redes Veiculares baseada em Teoria da Informação

  • Cristopher G. S. Freitas
  • Heitor S. Ramos
  • Raquel S. Cabral
  • Osvaldo A. Rosso
  • André L. L. Aquino

Resumo


Redes Veiculares podem ser estudadas utilizando o comportamento individual de cada véıculo em relação ao tempo, caracterizados pelo deslocamento ou velocidade. No entanto, neste trabalho iremos analisar o comportamento do grafo agregado, que descreve a rede em um aspecto global, encapsulando toda a dinâmica dos véıculos durante o intervalo total amostrado, assim, verificando seus aspectos estruturais com quantificadores de Teoria da Informação para mapear esses dados no plano Complexidade-Entropia. Este método foi aplicadoá 17 redes veiculares, variando suas topologias em V2V, V2I e V2V2I, de forma que seus grafos agregados apresentaram uma dinâmica variável entre o comportamento dos modelos Watts-Strogatz e Barabási-Albert.

Publicado
26/07/2018
FREITAS, Cristopher G. S.; RAMOS, Heitor S.; CABRAL, Raquel S.; ROSSO, Osvaldo A.; AQUINO, André L. L.. Caracterização de topologia de Redes Veiculares baseada em Teoria da Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 10. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2018.3285.