Uma estratégia baseada em medida de centralidade para instalação de pontos de disseminação em VANETs
Resumo
As redes veiculares possuem uma topologia intrinsecamente dinâmica, tornando-se necessária a instalação de pontos de disseminação como complemento à comunicação realizada apenas entre os véıculos. Neste trabalho apresentamos uma abordagem baseada em algoritmos genéticos e medidas de centralidade para o problema da máxima cobertura com tempo de contato (MCTTP) em redes veiculares. A abordagem considera a instalação de um número limitado de pontos de disseminação para permitir a propagação de informação maximizando a cobertura de véıculos. A utilização da medida de centralidade permitiu a redução do espaço de busca do algoritmo genético, tornando-o mais eficiente. A solução foi aplicada a um cenário urbano real com uma alta densidade de véıculos que se deslocam ao longo do tempo. Os resultados obtidos foram comparados com outras duas abordagens da literatura. Considerando um tempo mínimo de contato, os resultados encontrados sugerem um aumento significativo na cobertura dos véıculos, 1.06% e 3.78% quando comparados aos resultados obtidos por outras soluções.
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