Gerenciador de Objetos de Aprendizagem para um Ambiente de Educação Ubíqua

  • Nélson Luis Sonntag Unilasalle
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Unilasalle
  • Jorge Luis Victoria Barbosa Unisinos
  • Sérgio Crespo C. S. Pinto Unisinos

Resumo


A disponibilização de materiais didáticos para o aprendiz, a qualquer tempo, lugar e com qualquer dispositivo, é um tópico de pesquisa em aberto em ambientes de Educação Ubíqua. Neste ambientes, a consciência do contexto do aprendiz é usada para a inferência de elementos importantes no gerenciamento e na disponibilidade desses materiais. Uma estratégia para o desenvolvimento desses materiais consiste em manipulá-los como Objetos de Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem para o LOCAL (Location and Context-Aware Learning), um ambiente de Educação Ubíqua de uso local (pequena escala). Um protótipo foi integrado e avaliado junto ao ambiente.

Referências

ADL Advanced Distributed Learning-n. The Sharable Content Object Reference Model (SCORM), 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: março de 2009.

Barbosa, D.N.F. et al. (2005) “GlobalEdu – an architecture to support learning in a Pervasive Computing Environment”. In: IFIP Working conference, EduTech 2005, Perth. New Trends and Technologies in Computer-Aided Learning for Computer-Aided Design. Proceedings... New York: Springer, 2005. p. 1-10.

Barbosa, Jorge. L.V.; Hahn, R.M.; Rabello, S.A.; Barbosa, D.N.F.(2006) Um Modelo para Suporte à Aprendizagem Consciente de Contexto. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Brasília. Anais do SBIE. ACM Computing Classification System (2006). Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

Barbosa, Jorge L. V. ; Hahn, Rodrigo ; Rabello, Solon A ; Barbosa, Débora N. F. . LOCAL: a Model Geared Towards Ubiquitous Learning. In: 39th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE), 2008, Portland. Proceedings of the ACM SIGCSE 2008. New York : ACM Press, 2008. p. 432-436.

Dublin Core Metadata Element Set, Version 1.1: Reference Description. Disponível em: [link]. Acesso em: março de 2008.

Elena Project. 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: março de 2008.

Gomes, S.R.; Gadelha, B.F.; Mendoca, A.P.; Amoretti, M.S.M. Objetos de Aprendizagem Funcionais e as Limitações dos Metadados Atuais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE, 2005, Juíz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.SBIE, 2005.

IEEE/LTSC/LOM Learning Technology Standards Committee. Draft Standards for Learning Object Metadata. 2002. Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

IMS Global Learning Consortium, Inc. Disponível em: [link]. Acesso em: março de 2008.

Kratz, R., Pinto, Sérgio Crespo C S., Scopel, M., Barbosa, Jorge L. V. Fábrica de Adequação de Objetos de Aprendizagem. Publicação: RBIE 2007, v.15, n.3. Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

MERLOT - Multimedia Educational Repository for Learning and On-line Teaching. Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

Ogata, H.; Yano, Y. Knowledge awareness for a computer-assisted language learning using handhelds. International Journal of Continuous Engineering Education and Lifelong Learning, v. 14, n. 4-5. Jan, 2004, p.435-449.

Rede interativa virtual de educação (RIVED). Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

Rogers, Y.; et al. Ubi-learning Integrates Indoor and Outdoor Experiences. ACM Communications, v. 48, n. 1, Jan. 2005. p.55-59.

Schmidt, A. Potential and Challenges os Context-Awareness for Learning Solutions. In: LERNEN, WISSENSENTDECHUNG UND ADAPTIVITÄT, LWA,2005. Proceedings ... Saarbrücken, Àustria: [s.n.],2005. p 63-68.

Selene. Self e-Learning Networks. 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: agosto de 2008.

Tarouco, L.M.R.; Fabre, M.C.J.M.; Tamusiunas, F.R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS), v. 1, n.1, 2003.

Weiser, M. The Computer for the 21st Century. Scientific America, Set. 1991, p. 94-104; reimpresso na IEEE Pervasive Computing, New York, v. 1, n. 3, Sep. 2002. Disponível em: [link].

Yang, S. J. H. Context-Aware Ubiquitous Learning Environment for peer-to-peer Collaborative Learning. Educational Technology & Society, [S.1.], v.9, n. 1, p. 188-201, 2006.
Publicado
20/07/2009
SONNTAG, Nélson Luis; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; BARBOSA, Jorge Luis Victoria; PINTO, Sérgio Crespo C. S.. Gerenciador de Objetos de Aprendizagem para um Ambiente de Educação Ubíqua. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 1. , 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 1183-1192. ISSN 2595-6183.