Resolvendo conflitos em aplicações de distribuição de conteúdo em redes veiculares

  • Ronan D. Mendonça UFMG/UFV
  • Thais R. M. B. Silva UFV
  • Fabrício A. Silva UFV
  • Linnyer B. Ruiz UFMG/UEM

Resumo


A distribuição de conteúdo de entretenimento em redes veiculares consome um volume significativo de largura de banda. Quando as solicitações de conteúdos não são totalmente atendidas, ocorrem conflitos de interesses na disputa pelos recursos, reduzindo a satisfação dos usuários. Este trabalho propõe uma solução para resolver estes conflitos, considerando o algoritmo mais adequado ao contexto do ambiente e da aplicação, por meio da metodologia CReMe. Os resultados obtidos mostraram que foi possível utilizar a metodologia para resolver os conflitos, de modo adaptativo ao contexto, balanceando o consumo de recursos e a satisfação do usuário.

Referências

Campolo, C. and Molinaro, A. (2010). Data rate selection in wbss-based ieee 802.11p/wave vehicular ad hoc networks. In Communication Systems Networks and Digital Signal Processing (CSNDSP), 2010 7th International Symposium on, pages 412–416.

Costa-Montenegro, E., Quinoy-Garciia, F., Gonzaalez-Castano, F., and Gil-Castineira, F. (2012). Vehicular entertainment systems: Mobile application enhancement in networked infrastructures. Vehicular Technology Magazine, IEEE, 7(3):73–79.

Jiau, M. K., Huang, S. C., Hwang, J. N., and Vasilakos, A. V. (2015). Multimedia services in cloud-based vehicular networks. IEEE Intelligent Transportation Systems Magazine, 7(3):62–79.

Martin, M. and Nurmi, P. (2006). A generic large scale simulator for ubiquitous computing. In Mobile and Ubiquitous Systems - Workshops, 2006. 3rd Annual International Conference on, pages 1–3.

Nwizege, K. S., He, J., Kim, K. S., and Igic, P. (2013). Performance evaluation of adaptive context aware rate selection algorithm (acars) for road safety applications in vehicular network. In Modelling Symposium (EMS), 2013 European, pages 640–646.

Perera, C., Zaslavsky, A., Christen, P., and Georgakopoulos, D. (2014). Context aware computing for the internet of things: A survey. IEEE Communications Surveys Tutorials, 16(1):414–454.

Sarakis, L., Orphanoudakis, T., Leligou, H. C., Voliotis, S., and Voulkidis, A. (2016). Providing entertainment applications in vanet environments. IEEE Wireless Communications, 23(1):30–37.

Sepulcre, M., Gozalvez, J., Altintas, O., and Kremo, H. (2015). Context-aware heterogeneous v2i communications. In Reliable Networks Design and Modeling (RNDM), 2015 7th International Workshop on, pages 295–300.

Shankar, P., Nadeem, T., Rosca, J., and Iftode, L. (2008). Cars: Context-aware rate selection for vehicular networks. In Network Protocols, 2008. ICNP 2008. IEEE International Conference on, pages 1–12.

Silva., T. R. d. M. B. (2010). Tratamento de conflitos coletivos em sistemas ubíquos cientes de contexto. PhD thesis, Universidade Federal de Minas Gerais.

Wan, J., Zhang, D., Zhao, S., Yang, L., and Lloret, J. (2014). Context-aware vehicular cyber-physical systems with cloud support: architecture, challenges, and solutions. Communications Magazine, IEEE, 52(8):106–113.

Yang, Z., Li, M., and Lou, W. (2012). Codeplay: Live multimedia streaming in vanets using symbol-level network coding. Wireless Communications, IEEE Transactions on, 11(8):3006–3013.
Publicado
04/07/2016
MENDONÇA, Ronan D.; SILVA, Thais R. M. B.; SILVA, Fabrício A.; RUIZ, Linnyer B.. Resolvendo conflitos em aplicações de distribuição de conteúdo em redes veiculares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 8. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1106-1115. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2016.9459.