Avaliação de um Sistema de Autoria de Aplicações Educacionais Hipermídia: Um Estudo de Caso
Resumo
O aprimoramento das técnicas e métodos sistemáticos elaborados para apoiar o desenvolvimento de aplicações trouxe como principais vantagens a produção de softwares com alta qualidade e a custos mais baixos. De forma similar ao desenvolvimento de softwares comerciais, o desenvolvimento de aplicações hipermídia tem passado por significativas mudanças e por constantes evoluções. Atualmente, os sistemas de autoria hipermídia oferecem, por exemplo, condições para que uma aplicação seja previamente especificada para, em seguida, ser efetivamente implementada. No entanto, é necessário que eles possuam algumas características que proporcionem facilidades em sua utilização, de forma a motivar seus usuários. De forma geral, este trabalho se concentra na avaliação da implementação de um conjunto de requisitos desejável em um ambiente de autoria de aplicações hipermídia para ensino, denominado SASHE (Sistema de Autoria e Suporte Hipermídia para Ensino). Os requisitos propostos nas fases iniciais do desenvolvimento desse sistema também serão considerados na avaliação, que será realizada de forma experimental e resultará na obtenção de dados concretos com relação às condições atuais da implementação do módulo de autoria do sistema mencionado.
Palavras-chave:
avaliação de sistemas de autoria, experimentos
Referências
Basili V. R. The Experimental Paradigm in Software Engineering. In: International Workshop of Dagstuhl, Dagstul, 1992. Anais.
Campos, F. C. A. Hipermídia na Educação: Paradigmas e Avaliação da Qualidade. Rio de Janeiro, 1994. 136 p. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Hall, W.; Mendes, M. E. X. Hyper-authoring for education: a qualitative evaluation. Computers & Education, v.32, n.1, p.51-64, 1999.
ISO/IEC 14598-5, International Standard. Information Technology - Software product evaluation - Part 5: Process for evaluators; 1996 (DIS).
Nanard, J.; Nanard, M. Hypertext Design Environments and the Hypertext Design Process. Communications of the ACM, v.38, n.8, p.49-56, 1995.
Nunes, M. G. V.; Pansanato, L. E. Autoria de Aplicações Hipermídia para Ensino. Revista Brasileira de Informática na Educação, n.5, p.103-124, 1999.
Papatheodorou, T. S.; Styliaras, G. D.; Christodoulou, S. P. Evaluation of Hypermedia Application Development and Management Systems. In: The Ninth ACM Conference on Hypertext and Hypermedia, Pittsburgh. Proceedings, 1998.
Pansanato, L. T. E. EHDM: Um Método para o Projeto de Aplicações Hipermídia para Ensino. São Carlos, 1999. 104p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo.
Santos, G. H. R.; Vieira, F. M. C.; Hasegawa, R.; Nunes, M. G. V. SASHE: Autoria de Aplicações Hipermídia para o Ensino. In: VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São José dos Campos, 1997. Anais. ITA, p.425-440.
Tsukumo, A. N.; Salviano, C. F. et al. Qualidade de Software: Visões de Produto e Processo de Software. In: II Escola Regional de Informática da Sociedade Brasileira de Computação Regional de São Paulo. Piracicaba, 1997. Anais. p.173-189.
Campos, F. C. A. Hipermídia na Educação: Paradigmas e Avaliação da Qualidade. Rio de Janeiro, 1994. 136 p. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Hall, W.; Mendes, M. E. X. Hyper-authoring for education: a qualitative evaluation. Computers & Education, v.32, n.1, p.51-64, 1999.
ISO/IEC 14598-5, International Standard. Information Technology - Software product evaluation - Part 5: Process for evaluators; 1996 (DIS).
Nanard, J.; Nanard, M. Hypertext Design Environments and the Hypertext Design Process. Communications of the ACM, v.38, n.8, p.49-56, 1995.
Nunes, M. G. V.; Pansanato, L. E. Autoria de Aplicações Hipermídia para Ensino. Revista Brasileira de Informática na Educação, n.5, p.103-124, 1999.
Papatheodorou, T. S.; Styliaras, G. D.; Christodoulou, S. P. Evaluation of Hypermedia Application Development and Management Systems. In: The Ninth ACM Conference on Hypertext and Hypermedia, Pittsburgh. Proceedings, 1998.
Pansanato, L. T. E. EHDM: Um Método para o Projeto de Aplicações Hipermídia para Ensino. São Carlos, 1999. 104p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo.
Santos, G. H. R.; Vieira, F. M. C.; Hasegawa, R.; Nunes, M. G. V. SASHE: Autoria de Aplicações Hipermídia para o Ensino. In: VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São José dos Campos, 1997. Anais. ITA, p.425-440.
Tsukumo, A. N.; Salviano, C. F. et al. Qualidade de Software: Visões de Produto e Processo de Software. In: II Escola Regional de Informática da Sociedade Brasileira de Computação Regional de São Paulo. Piracicaba, 1997. Anais. p.173-189.
Publicado
04/10/2000
Como Citar
PAIVA, Débora Maria Barroso; NUNES, Maria das Graças Volpe.
Avaliação de um Sistema de Autoria de Aplicações Educacionais Hipermídia: Um Estudo de Caso. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 14. , 2000, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2000
.
p. 67-70.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbes_estendido.2000.24209.