Avaliação de um Sistema de Autoria de Aplicações Educacionais Hipermídia: Um Estudo de Caso

  • Débora Maria Barroso Paiva USP
  • Maria das Graças Volpe Nunes USP

Resumo

O aprimoramento das técnicas e métodos sistemáticos elaborados para apoiar o desenvolvimento de aplicações trouxe como principais vantagens a produção de softwares com alta qualidade e a custos mais baixos. De forma similar ao desenvolvimento de softwares comerciais, o desenvolvimento de aplicações hipermídia tem passado por significativas mudanças e por constantes evoluções. Atualmente, os sistemas de autoria hipermídia oferecem, por exemplo, condições para que uma aplicação seja previamente especificada para, em seguida, ser efetivamente implementada. No entanto, é necessário que eles possuam algumas características que proporcionem facilidades em sua utilização, de forma a motivar seus usuários. De forma geral, este trabalho se concentra na avaliação da implementação de um conjunto de requisitos desejável em um ambiente de autoria de aplicações hipermídia para ensino, denominado SASHE (Sistema de Autoria e Suporte Hipermídia para Ensino). Os requisitos propostos nas fases iniciais do desenvolvimento desse sistema também serão considerados na avaliação, que será realizada de forma experimental e resultará na obtenção de dados concretos com relação às condições atuais da implementação do módulo de autoria do sistema mencionado.

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Publicado
2000-10-04
Como Citar
PAIVA, Débora Maria Barroso; NUNES, Maria das Graças Volpe. Avaliação de um Sistema de Autoria de Aplicações Educacionais Hipermídia: Um Estudo de Caso. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), [S.l.], p. 67-70, out. 2000. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbes_estendido/article/view/24209>. Acesso em: 16 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbes_estendido.2000.24209.
Seção
Workshop de Teses e Dissertações em Engenharia de Software