Um Método de Filtragem de Traços para Simulações Escaláveis de Redes Veiculares

  • Eric P. S. Oliveira UFRJ
  • Miguel Elias M. Campista UFRJ

Resumo


Traços com até milhares de nós são desejáveis em simulações de redes veiculares para que os resultados se aproximem da realidade. Porém, o uso desses traços em simuladores a eventos discretos como o ns-3 não escala. Este artigo propõe uma técnica de filtragem de traços baseada em algoritmo epidêmico. A ideia é reduzir o tamanho dos traços e assim aumentar a escalabilidade das simulações para estudos de VANETs (Vehicular Ad Hoc Networks). A filtragem proposta é feita de forma espaçotemporal com o intuito de incluir apenas veículos de interesse, aqueles que podem participar tanto da aplicação quanto do encaminhamento de pacotes. Simulações a processos estocásticos para redes veiculares conectadas ou não (Delay and Disruption Tolerant Network - DTN) demonstram que é possível obter resultados equivalentes a partir de filtragens do traço, as quais resultam em traços e tempos de simulação menores.

Palavras-chave: Filtragem de traço, Simulação de redes veiculares, Aumento da escalabilidade das simulações

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Publicado
06/11/2018
OLIVEIRA, Eric P. S.; CAMPISTA, Miguel Elias M.. Um Método de Filtragem de Traços para Simulações Escaláveis de Redes Veiculares. In: ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 8. , 2018, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-9002.