Um Método de Filtragem de Traços para Simulações Escaláveis de Redes Veiculares
Resumo
Traços com até milhares de nós são desejáveis em simulações de redes veiculares para que os resultados se aproximem da realidade. Porém, o uso desses traços em simuladores a eventos discretos como o ns-3 não escala. Este artigo propõe uma técnica de filtragem de traços baseada em algoritmo epidêmico. A ideia é reduzir o tamanho dos traços e assim aumentar a escalabilidade das simulações para estudos de VANETs (Vehicular Ad Hoc Networks). A filtragem proposta é feita de forma espaçotemporal com o intuito de incluir apenas veículos de interesse, aqueles que podem participar tanto da aplicação quanto do encaminhamento de pacotes. Simulações a processos estocásticos para redes veiculares conectadas ou não (Delay and Disruption Tolerant Network - DTN) demonstram que é possível obter resultados equivalentes a partir de filtragens do traço, as quais resultam em traços e tempos de simulação menores.
Referências
[Fernandes e Ferreira, 2012] Fernandes, R. e Ferreira, M. (2012). Scalable vanet simulations with ns-3. Em IEEE VTC Spring, p. 1–5.
[Fernandes et al., 2012] Fernandes, R., Vieira, F. e Ferreira, M. (2012). VNS: an integrated framework for vehicular networks simulation. Em IEEE VNC,
p. 195–202.
[Krajzewicz et al., 2012] Krajzewicz, D., Erdmann, J., Behrisch, M. e Bieker, L. (2012). Recent development and applications of SUMO - Simulation of Urban MObility. International Journal On Advances in Systems and Measurements, 5(3&4):128–138.
[Lakkakorpi e Ginzboorg, 2013] Lakkakorpi, J. e Ginzboorg, P. (2013). ns-3 module for routing and congestion control studies in mobile opportunistic DTNs. Em Performance Evaluation of Computer and Telecommunication Systems (SPECTS), 2013 International Symposium on, p. 46–50. IEEE. [ns-3, 2018] ns-3 (2018). Network Simulator 3. [Online; acessado em 17 de julho 2018].
[OMNeT++, 2018] OMNeT++ (2018). OMNeT++: Discrete event simulator. [Online; acessado em 17 de julho 2018].
[Spyropoulos et al., 2005] Spyropoulos, T., Psounis, K. e Raghavendra, C. S. (2005). Spray and Wait: An efficient routing scheme for intermittently connected mobile networks. Em ACM SIGCOMM Workshop on Delaytolerant Networking (WDTN 2005), p. 252–259.
[SUMO Tools, 2018] SUMO Tools (2018). TraceExporter. Acessado em http://sumo.dlr.de/userdoc/Tools/TraceExporter.html.
[TAPAS Cologne, 2018] TAPAS Cologne (2018). Data/scenarios/tapascologne. Acessado em http://sumo.dlr.de/wiki/Data/Scenarios/TAPASCologne.
[Uppoor et al., 2014] Uppoor, S., Trullols-Cruces, O., Fiore, M. e Barcelo-Ordinas, J. M. (2014). Generation and analysis of a large-scale urban vehicular mobility dataset. IEEE Transactions on Mobile Computing, 13(5):1061–1075.
[Vahdat et al., 2000] Vahdat, A., Becker, D. et al. (2000). Epidemic routing for partially connected ad hoc networks.