UpRobotics: Robótica Educacional Utilizando Linguagem Visual Baseada em Blocos

  • Francisco Marinho UFAM
  • Edwin Monteiro UFAM
  • Raimundo Barreto UFAM

Resumo


A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em todos os setores da vida cotidiana. Dessa forma, há hipóteses que apontam para uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação, tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, particularmente em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados, ou falta de interesse dos alunos, que inclui a dificuldade de entendimento e abstração dessas tecnologias, tanto por parte dos educadores, quanto dos alunos. Desta forma, este artigo propõe um método para exercitar o pensamento computacional utilizando a Matemática de maneira conjunta com duas estratégias bem sucedidas: a robótica educacional e a utilização de linguagem visual baseada em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desta pesquisa, uma ferramenta voltada ao público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos dos alunos, tanto matemáticos quanto computacionais, capacitando-os para manipular um braço robótico usando uma linguagem visual baseada em blocos.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Linguagem Visual Baseada em Blocos, Geração Automática de Código, Ângulos, Braço Robótico

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Publicado
23/11/2020
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MARINHO, Francisco; MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. UpRobotics: Robótica Educacional Utilizando Linguagem Visual Baseada em Blocos. In: TRABALHOS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 10. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 127-132. DOI: https://doi.org/10.5753/sbesc_estendido.2020.13101.