UpRobotics: Robótica Educacional Utilizando Linguagem Visual Baseada em Blocos
Resumo
A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em todos os setores da vida cotidiana. Dessa forma, há hipóteses que apontam para uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação, tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, particularmente em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados, ou falta de interesse dos alunos, que inclui a dificuldade de entendimento e abstração dessas tecnologias, tanto por parte dos educadores, quanto dos alunos. Desta forma, este artigo propõe um método para exercitar o pensamento computacional utilizando a Matemática de maneira conjunta com duas estratégias bem sucedidas: a robótica educacional e a utilização de linguagem visual baseada em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desta pesquisa, uma ferramenta voltada ao público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos dos alunos, tanto matemáticos quanto computacionais, capacitando-os para manipular um braço robótico usando uma linguagem visual baseada em blocos.
Referências
J. Vidal, F. Sampaio e A. Pontes. "DuinoBlocksII: Uma ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de lógica de programação e robótica educacional para alunos da rede pública do Ensino Médio" 8th Workshop of Robotics in Education, Curitiba-PR - Brazil, November, 08-10, 2017
A. Gerosa, V. Koleszar, L. Gómez-Sena, G. Tejera e A. Carboni, "Educational Robotics and Computational Thinking Development in Preschool," 2019 XIV Latin American Conference on Learning Technolog3ies (LACLO), San Jose Del Cabo, Mexico, 2019, pp. 226-230, doi: 10.1109/LACLO49268.2019.00046.
T. Nakamura e T. Kawasaki, "Computer Science Unplugged for Developing Computational Thinking and Mathematical Thinking," 2019 International Joint Conference on Information, Media and Engineering (IJCIME), Osaka, Japan, 2019, pp. 305-308, doi: 10.1109/IJCIME49369.2019.00108.
S. Swaid e T. Suid, "Computational Thinking Education: Who Let the Dog Out?," 2019 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI), Las Vegas, NV, USA, 2019, pp. 788-792, doi: 10.1109/CSCI49370.2019.00150.
J. Piaget (1973). To understand is to invent: The future of education.
S. Papert (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc.
S. May. 2017. What Is Robotics?. Disponível em:
D. Jurafsky e J. Martin. Speech and Language Processing. 3. ed. [S.l.: s.n.],2018. 26, 30, 33, 36
S. Sales, R. Silva, E. Sobreira e M. Nascimento. “Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática”. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE, 2017). Em: Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017) pp. 538-547, 2017.
E. Pasternak, R. Fenichel e A. N. Marshall, "Tips for creating a block language with blockly," 2017 IEEE Blocks and Beyond Workshop (B\&B), Raleigh, NC, 2017, pp. 21-24, doi: 10.1109/BLOCKS.2017.8120404.
R. E. Patiño-Escarcina, D. Barrios-Aranibar, L. S. Bernedo-Flores, P. Javier Alsina e L. M. Garcia Gonçalves, "EDUROSC-Kids: An Educational Robotics Standard Curriculum for Kids," 2019 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2019 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2019 Workshop on Robotics in Education (WRE), Rio Grande, Brazil, 2019, pp. 471-476, doi: 10.1109/LARS-SBR-WRE48964.2019.00089.
Hopcroft, J. E., Ullman, J. D. e Motwani, R. (2002). Introdução à teoria de autômatos, linguagens e computação. Rio de Janeiro: Campus.