Ferramenta lúdica para aprendizagem de Português como Língua Estrangeira

Resumo


O objetivo da pesquisa é investigar o processo de concepção de jogos enquanto ferramenta para situar práticas de auxílio ao aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE). A ação parte de uma demanda do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e parceria da Universidade de Brasília com o Centro Cultural Brasil-Finlândia. A equipe foi norteada pela abordagem do Diamante Duplo, em uma resolução de problemas contemplando análises e sínteses. Os princípios de design dos jogos seguiram a tétrade elementar de Schell, com a inclusão do Conteúdo de Aprendizagem para garantir relevância pedagógica. Dez jogos foram desenvolvidos para atender momentos específicos da trajetória do aluno no curso.

Palavras-chave: Design de Jogos, Jogos Sérios, Jogos Educativos, Ensino de Línguas

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Publicado
30/09/2024
LIMA, Mariana da Silva; SILVA, Tiago Barros Pontes e; CHAVES, Gabriel Lyra; CASTANHO, Carla Denise. Ferramenta lúdica para aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240674.