Ciclo de vida com avaliação como elemento central no desenvolvimento de jogos sérios: uma revisão na literatura

  • Natália Satie M. Halker UFABC
  • André L. Brandão UFABC
  • João Paulo Gois UFABC

Resumo


A análise dos dados obtidos a partir da avaliação como elemento central de jogos sérios é fundamental para a garantia da usabilidade. Este trabalho investiga o uso de ciclos de vida na criação de jogos sérios que consideram a avaliação como elemento central. Apesar de existirem times que adotam métodos avaliativos no decorrer do desenvolvimento, os resultados indicam que nem sempre têm sido atingida uma boa usabilidade. Esta questão indica a necessidade de verificar se a utilização desses métodos de avaliação são eficazes, além de levantar a possibilidade da avaliação como elemento central ser complexa de ser implementada na prática ou não ser uma metodologia adequada para ser aplicada no desenvolvimento de jogos sérios.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Avaliação, Ciclo de vida

Referências

ARANGO-LÓPEZ, J., Gallardo, J., Gutiérrez-Vela, F.L., Amengual, E., Collazos, C.A.: GeoPGD: proposed methodology for the implementation of geolocated pervasive games. In: Proceedings of the XIX International Conference on Human Computer Interaction, 2018 (September), 4

ASUNCION, H., Socha, D., Sung, K., Berfield, S., & Gregory, W.: Serious game development as an iterative user-centered agile software project. In: GAS’11: Proceedings of the 1st International Workshop on Games and Software Engineering, pp. 44–47 (2011)

BARBOSA, S.; SILVA, B.. Interação humano-computador. Elsevier Brasil, 2010.

BEGNUM, M.E.N., Thorkildsen, T.: Comparing user-centred practices in agile versus non-agile development. In: Norsk konferanse for organisasjoners bruk av IT (NOKOBIT) (2015)

CANO, S. P., González, C. S., Collazos, C. A., Arteaga, J. M., & Zapata, S. Agile software development process applied to the serious games development for children from 7 to 10 years old. International Journal of Information Technologies and Systems Approach (IJITSA), 8(2), 64-79 (2015).

DE SOUZA, C. S. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction (Acting with Technology). The MIT Press, 2005.

DE SOUZA, C. S. e BARBOSA, S. D. J.. A semiotic framing for end-user development. In Lieberman, Henry, Paternò, Fabio, e Wulf, Volker, editors, End User Development, Human-Computer Interaction Series, pages 401–426. Springer (2006).

DUNWELL, I.; LAMERAS, P. The Design and Development of a Game-Based Approach to Entrepreneurship Education: Translating Entertainment Game Design Principles to Educational Games. In: Internet of Things, Infrastructures and Mobile Applications: Proceedings of the 13th IMCL Conference 13. Springer International Publishing, p. 594-605, (2021).

FARINAZZO MARTINS, V.; DE PAIVA GUIMARÃES, M. Star Life Cycle and games development projects for conducting the human–computer interaction course: A practical experience. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 5, p. 1539-1551, (2018).

HARTSON, H.. R. ; HIX, D. Toward empirically derived methodologies and tools for human-computer interface development. Virginia Polytechnic Institute & State University, 1989.

KHEMAJA, M.; BUENDIA, F. Building context-aware gamified apps by using ontologies as unified representation and reasoning-based models. Serious Games and Edutainment Applications: Volume II, p. 675-702 (2017).

KIRGINAS, S. User Experience Evaluation Methods for Games in Serious Contexts. In: Software Engineering for Games in Serious Contexts: Theories, Methods, Tools, and Experiences. Cham: Springer Nature Switzerland, p. 19-42 (2023)

MATTILA, J., Leinonen, E., Hietaniemi, I., Firouzian, A., & Pulli, P.. Developing a gamified platform to involve unemployed youth in job-seeking activities. In: 19th International Conference on Intelligent Games and Simulation, GAME-ON 2018. Eurosis-ETI, (2018).

NIELSEN, J. Heuristic evaluation. In: Usability inspection methods, pages 25–62. John Wiley & Sons, Inc., USA (1994).

NORMAN, D. The design of everyday things: Revised and expanded edition. Basic books, 2013.

PRATES, R. O. e BARBOSA, S. D. J. . Introdução à Teoria e Prática da Interação Humano Computador fundamentada na Engenharia Semiótica. In Jornadas de Atualização em Informática (JAI), JAI/SBC, page 55. SBC - Sociedade Brasileira de Computação (2007).

RUBIN, J. . Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests. John Wiley & Sons, Inc., USA, 1st edition 1994.

SNYDER, C. Paper Prototyping: The Fast and Easy Way to Design and Refine User Interfaces. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA 2003.

WHARTON, C., Rieman, J., Lewis, C., e Polson, P. The cognitive walkthrough method: a practitioner’s guide. In Usability inspection methods, pages 105–140. John Wiley & Sons, Inc., USA (1994).

WOHLIN, C. Guidelines for snowballing in systematic literature studies and a replication in software engineering. In: Proceedings of the 18th international conference on evaluation and assessment in software engineering. p. 1-10 (2014).
Publicado
30/09/2024
HALKER, Natália Satie M.; BRANDÃO, André L.; GOIS, João Paulo. Ciclo de vida com avaliação como elemento central no desenvolvimento de jogos sérios: uma revisão na literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 62-72. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240528.