Metacomunicação em jogos digitais: diálogos possíveis entre designers e jogadores
Resumo
O presente artigo é um fragmento do capítulo sobre elementos da linguagem dos jogos digitais que, por sua vez, faz parte da tese em desenvolvimento do autor, intitulada GAMELINGUAGEM: uma abordagem para estruturas e experiência em jogos digitais. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, o objetivo deste texto é descrever o processo comunicacional entre as pessoas que jogam e as que projetam videogames por meio de interfaces, seguindo os princípios de design centrado no ser humano. Com o uso de revisão bibliográfica previamente utilizada para a tese, neste artigo serão definidos o funcionamento dos processos interativos entre jogadores e jogos digitais, dissertando sobre o conceito de metacomunicação e, ao final do artigo, apontaremos elementos que os designers devem considerar para projetar jogos com melhor comunicabilidade.
Palavras-chave:
design centrado no ser humano, metacomunicação, usabilidade, interface, interatividade
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
DOS SANTOS, Bruno Carvalho; GALLO, Sérgio Nesteriuk.
Metacomunicação em jogos digitais: diálogos possíveis entre designers e jogadores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 73-81.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241364.