Proposta de Diretrizes para Acessibilidade em Jogos Digitais

  • Andrei Inoue Hirata UTFPR
  • André Luiz Satoshi Kawamoto UTFPR
  • Valéria Farinazzo Martins UPM

Resumo


Este artigo propõe recomendações práticas, voltadas para acessibilidade, para designers e desenvolvedores atenderem às necessidades específicas de usuários com deficiências auditiva e visuais em jogos. O objetivo principal é garantir imersão completa e inclusão para indivíduos com necessidades especiais, abrangendo design da interface, mecânica de jogo e opções de personalização. Ao seguir estas diretrizes, os desenvolvedores podem criar jogos que atendam às necessidades de usuários com deficiências visuais e auditivas, promovendo um ambiente de jogo mais inclusivo. Através da implementação prática, estas recomendações possibilitam que indivíduos com deficiências desfrutem de uma experiência mais envolvente e satisfatória, promovendo assim a acessibilidade nos jogos e garantindo que todos possam participar dos jogos, independentemente de suas habilidades.
Palavras-chave: Acessibilidade Digital, Interação Humano-Computador, Jogos Digitais Inclusivos, Design Inclusivo

Referências

Barrett, M. e Meaden, S. (2016). Text in video games: A survey. International Journal of Computer Games Technology.

Brewer, C. A. (1994). Color use guidelines for mapping. Visualization in modern cartography, 1994(123-148):7.

Chandler, H. M. (2013). The Game Production Handbook, 3rd Edition. Jones & Bartlett Learning.

Coutinho, F., Silva, M., Prates, R. O., e Chaimowicz, L. (2011). A survey on game accessibility. In SBC-Proceedings of SBGames, volume 11, Salvador, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Ferrari, F., Grutzmann, A., et al. (2019). Documentation in game development: A systematic mapping study. International Journal of Serious Games, 6(1).

Garcia, F. E. e de Almeida Neris, V. P. (2013). Design guidelines for audio games. In Kurosu, M., editor, Human-Computer Interaction. Applications and Services, pages 229–238, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.

Griffiths, G. (2023). Subtitles: Increasing game accessibility & comprehension.

Iva, S., Tazelaar, M., e Rauterberg, M. (2017). Inclusive game design for visual and hearing impairments. Entertainment Computing, 19:1–10.

Kane, S. K., Koushik, V., e Muehlbradt, A. (2018). Bonk: Accessible programming for accessible audio games. In Proceedings of the 17th ACM Conference on Interaction Design and Children, IDC ’18, page 132–142, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

McDonald, B. (2011). Effective documentation practices for game development. Journal of Computing Sciences in Colleges, 26(6):119–127.

Novak, J. (2016). Game Development Essentials: Game Documentation. Cengage Learning.

Organização Mundial de Saúde (OMS) (2021a). Relatório mundial sobre a audição. Relatório técnico, OMS, Suíça.

Organização Mundial de Saúde (OMS) (2021b). Relatório mundial sobre a visão. Relatório técnico, OMS, Suíça.

Orji, A., Kamenov, K., Dirac, M., Davis, A., Chadha, S., e Vos, T. (2020). Global and regional needs, unmet needs and access to hearing aids. International Journal of Audiology., 59(3):166–172.

Pereira, A. F., Silva, J., Hideki, H., Rodrigues, M., Souza, L., Martins, M., SilvaMichel, I. S., Barbosa, G. A., e Coutinho, F. R. S. (2018). Game accessibility guidelines for people with sequelae from macular chorioretinitis. Entertainment Computing, 28:49–58.

Rivenburgh, K. (2023). Accessible.org. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 de Janeiro de 2023.

Sequeira, V. M., Rodrigues, S. F., et al. (2018). Documentation in serious game development: A systematic review. Entertainment Computing, 24:32–44.

Spyridonis, F., Daylamani-Zad, D., e O’Brien, M. P. (2018). Efficient in-game communication in collaborative online multiplayer games. In 2018 10th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), pages 1–4.

Tong, T., Zingaro, D., e Engels, S. (2014). Design guidelines for audio-based game features. In Proceedings of the First ACM SIGCHI Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, CHI PLAY ’14, page 443–444, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

United Nations (UN) (2023). Disability. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 de Janeiro de 2023.
Publicado
30/09/2024
HIRATA, Andrei Inoue; KAWAMOTO, André Luiz Satoshi; MARTINS, Valéria Farinazzo. Proposta de Diretrizes para Acessibilidade em Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 94-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240578.