Práticas e Processos para uma Proposta de Programação Extrema em um Modo Jogável

  • Victor Travassos Sarinho UEFS

Resumo


Existem diversos trabalhos focados na identificação e definição de estratégias de gamificação em processos de desenvolvimento de software. Tais estratégias também se aplicam aos métodos ágeis, as quais conseguem criar um contexto de reconhecimento e recompensa para o cumprimento de atividades em um projeto de software. Este artigo apresenta uma releitura das práticas e etapas da eXtreme Programming (XP) em um “modo jogável”. Como resultado, tem-se uma possível metodologia de desenvolvimento de software baseada em gameplays ágeis para etapas de produção de sistemas diversos.
Palavras-chave: Métodos ágeis, Programação eXtrema, Práticas e processos, Modo jogável

Referências

Abrahamsson, P., Salo, O., Ronkainen, J., e Warsta, J. (2017). Agile software development methods: Review and analysis. arXiv preprint arXiv:1709.08439.

Al-Saqqa, S., Sawalha, S., e AbdelNabi, H. (2020). Agile software development: Methodologies and trends. International Journal of Interactive Mobile Technologies, 14(11).

Anwer, F. e Aftab, S. (2017). Latest customizations of xp: A systematic literature review. International Journal of Modern Education and Computer Science, 9(12):26.

Bera, P., Wautelet, Y., e Poels, G. (2023). On the use of chatgpt to support agile software development. In The Second International Workshop on Agile Methods for Information Systems Engineering (Agil-ISE 2023) co-located with the 35th International Conference on Advanced Information Systems Engineering (CAiSE 2023), volume 3414, pages 1–9. CEUR.

Choi, G. e Kim, M. (2018). Battle royale game: In search of a new game genre. International Journal of Culture Technology (IJCT), 2(2):5.

Costa, A. C. S. e Marchiori, P. Z. (2015). Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 6(2):44–65.

Coutinho, L. L., Vieira, I. D. P., e de Souza, J. C. P. (2021). O estado de flow na alta performance de líderes organizacionais the flow state in high performance of organizational leaders. Brazilian Journal of Development, 7(8):83333–83348.

Csikszentmihalyi, M., Abuhamdeh, S., e Nakamura, J. (2005). Flow. Handbook of competence and motivation, pages 598–608.

de Souza Teixeira, E. A. e da Fonseca Ramos, F. (2014). Interações e literacias: notas sobre o design de interfaces e a experiência de uso. Ciência da Informação, 43(3).

Embury, S. M., Borizanov, M., e Jay, C. (2019). Red-green-go! a self-organising game for teaching test-driven development. Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning: Bringing Methodologies from Industry to the Classroom, pages 415–441.

Frost, B. (2016). Atomic design. Brad Frost Pittsburgh.

García, F., Pedreira, O., Piattini, M., Cerdeira-Pena, A., e Penabad, M. (2017). A framework for gamification in software engineering. Journal of Systems and Software, 132:21–40.

Grenning, J. (2002). Planning poker or how to avoid analysis paralysis while release planning. Hawthorn Woods: Renaissance Software Consulting, 3:22–23.

Hunicke, R., LeBlanc, M., Zubek, R., et al. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, volume 4, page 1722. San Jose, CA.

Juul, J. (2008). The magic circle and the puzzle piece.

Kamei, H. (2014). Flow e psicologia positiva: estado de fluxo, motivação e alto desempenho. Goiânia: IBC.

Krancher, O. (2020). Agile software development practices and success in outsourced projects: The moderating role of requirements risk. In Agile Processes in Software Engineering and Extreme Programming: 21st International Conference on Agile Software Development, XP 2020, Copenhagen, Denmark, June 8–12, 2020, Proceedings 21, pages 56–72. Springer.

Lee, W.-T. e Chen, C.-H. (2023). Agile software development and reuse approach with scrum and software product line engineering. Electronics, 12(15):3291.

Luz, R. B. e Neto, A. (2012). Usando dojos de programaçao para o ensino de desenvolvimento dirigido por testes. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçao, 23(1).

Naik, N. e Jenkins, P. (2019). Relax, it’sa game: Utilising gamification in learning agile scrum software development. In 2019 IEEE Conference on Games (CoG), pages 1–4. IEEE.

Odushegun, L. (2023). Aesthetic semantics: Affect rating of atomic visual web aesthetics for use in affective user experience design. International Journal of Human-Computer Studies, 171:102978.

Parsons, D. (2014). Creating game-like activities in agile software engineering education. In Proceedings of the Australasian Software Engineering Conference, Education Track, Sydney, Australia.

Pedreira, O., García, F., Brisaboa, N., e Piattini, M. (2015). Gamification in software engineering–a systematic mapping. Information and software technology, 57:157–168.

Rossetti, R. D. et al. (2022). A influência do medo no flow.

Sarinho, V. T. (2020). Applying user stories as game elements and interactions in a game of games design proposal. SBC-Proceedings of SBGames.

Spil, T. A. e Bruinsma, G. (2016). Designing serious games with the game of games. In Proceedings of the European Conference on Games-based Learning, pages 634–643.

Sutherland, J. e Sutherland, J. (2014). Scrum: the art of doing twice the work in half the time. Crown Currency.

Williams, L. (2010). Agile software development methodologies and practices. In Advances in computers, volume 80, pages 1–44. Elsevier.
Publicado
30/09/2024
SARINHO, Victor Travassos. Práticas e Processos para uma Proposta de Programação Extrema em um Modo Jogável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 106-117. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240818.