Inovação em Prática: Avaliando a Efetividade de uma Extensão do Kernel Essence no Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais por meio de Grupo Focal
Resumo
O gerenciamento de projetos de software enfrenta desafios significativos, incluindo questões econômicas, sociais e tecnológicas. A Engenharia de Software tem buscado soluções, muitas vezes padronizadas, para enfrentar esses desafios. No entanto, o Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais (GPJD) apresenta desafios adicionais devido a sua natureza artística e criativa. Este trabalho propõe uma abordagem baseada no Kernel Essence, apoiada por processos de ES experimental, para o GPJD. Além disso, realizou-se uma avaliação da abordagem proposta usando um grupo focal com cinco participantes de um laboratório de jogos digitais de uma universidade privada. Conclui-se que a extensão do Kernel Essence pode ser uma contribuição valiosa para o GPJD, alinhada com as necessidades e realidades identificadas nos experimentos.
Palavras-chave:
Jogos Digitais, Gerenciamento de Projetos, Essence
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
PIEVA, Lucas; PILLAT, Raquel; MOSSMANN, João Batista; BERNARDINO, Maicon.
Inovação em Prática: Avaliando a Efetividade de uma Extensão do Kernel Essence no Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais por meio de Grupo Focal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 241-251.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240615.