Identificando as Práticas de Gerenciamento de Projetos da Indústria de Jogos Digitais: Uma Pesquisa de Levantamento

Resumo


A produção de jogos digitais no Brasil tem crescido anualmente. Contudo, para que os projetos obtenham sucesso, é fundamental que haja um Gerenciamento de Projetos (GP) respaldado por práticas, artefatos e sistemas que permitam alcançar sucesso na tríplice restrição (custos, tempo e escopo). Este estudo tem como objetivo fornecer um referencial empírico para pesquisadores e a indústria sobre as soluções que estúdios e desenvolvedores independentes praticam para realizar o GP em seus projetos. Para isso, realizamos uma pesquisa de levantamento (survey), aplicando um questionário a 41 participantes de 21 estúdios distintos. Como resultado, destaca-se que entre as práticas de GP, Scrum e Kanban são as mais adotadas. Quanto aos artefatos de apoio, o Game Design Document (GDD), Protótipos e Quadro Kanban são muito utilizados, e predomina o uso de sistemas baseados em métodos ágeis na condução do GP. Dessa forma, concluímos que os participantes do levantamento e seus estúdios adotam boas práticas na condução do GP de jogos digitais.
Palavras-chave: Jogos Digitais, Gerenciamento de Projetos, Essence, Survey

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Publicado
30/09/2024
PIEVA, Lucas; PILLAT, Raquel; MOSSMANN, João Batista; BERNARDINO, Maicon. Identificando as Práticas de Gerenciamento de Projetos da Indústria de Jogos Digitais: Uma Pesquisa de Levantamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 252-262. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240616.