Jogos Indie: um mapeamento sistemático sobre seus impactos na Indústria de Jogos Digitais

  • Bruna dos Santos de Jesus IFBA
  • Matheus Augusto Souza dos Santos IFBA
  • Leandro Cruz IFBA

Resumo


Este artigo examina a contribuição dos jogos independentes para a indústria de jogos, destacando sua capacidade de inovação e impacto cultural. Utilizando uma abordagem exploratória e pesquisa bibliográfica, o estudo mapeia jogos independentes relevantes, revelando seu papel na introdução de novas técnicas e mecânicas. Os resultados indicam que os jogos independentes influenciam consideravelmente as tendências e padrões da indústria de jogos digitais.

Palavras-chave: Jogos Indie, Indústria de Jogos, Inovação, Impacto cultural

Referências

Alencar, A. Y. de, & Jucá, P. M. (2019). “Dificuldades Organizacionais de Empresas Indies de Desenvolvimento de Jogos Digitais”. Apresentado no XVIII SBGames, Rio de Janeiro, RJ, Brazil, 28-31 de outubro de 2019.

Geloneze, F. R., & Arielo, F. S. (2017). Um breve análise sobre a Indústria de Jogos Eletrônicos e os Indie Games. Revista Multiplicidade, 8(8).

Gonçalves, L. D. (2010). “Rerroupagem: Impactos e Influências na Concepção e Desenvolvimento de Jogos Educativos”. Apresentado no IX SBGames, Florianópolis, SC, de 8 a 10 de Novembro de 2010.

Hall. D. (2015)"Indie Games: O movimento independente dos jogos eletrônicos; suas inovações técnicas e narrativas e seu sucesso no mercado de games”. CINEMÍDIA: Encontro Internacional do Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. 2015.

Harvey, A., & Fisher, S. (2013). Intervention for inclusivity: Gender politics and indie game development.

Koster, R. (2013). Theory of fun for game design. " O'Reilly Media, Inc.".

Latorre, Ó. P. (2016). Indie or mainstream? Tensions and nuances between the alternative and the mainstream in indie games. Anàlisi, 15-30.

Lipkin, N. (2013). Examining Indie's Independence: The meaning of" Indie" Games, the politics of production, and mainstream cooptation. Loading..., 7(11).

Nakamura, J., & Csikszentmihalyi, M. (2009). Flow theory and research. Handbook of positive psychology, 195, 206.

Parker, F. (2013, August). Indie Game Studies Year Eleven. In DiGRA Conference.

Pereira, L. S., & Bernardes, M. M. (2018). Aspects of independent game production: An exploratory study. Computers in Entertainment (CIE), 16(4), 1-16.

Phillips, T. (2015). “‘Don’t clone my indie game, bro’: Informal cultures of videogame regulation in the independent sector”. Retirado da revista Cultural Trends, de 4 de Julho de 2010.

Pressanto, B. P. (2021). “Apontamentos teóricos para o desenvolvimento de jogos independentes de terror com baixo custo de produção”. Apresentado no XX SBGames, Gramado, RS, Brasil, de 18 a 21 de outubro de 2021.

Prieto, D. T., & Nesteriuk, S. (2021). “Indie Games BR: estado da arte das pesquisas sobre jogos independentes no Brasil”. In Trilha de Indústria – Artigos Completos Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), 20th, Online, Anais (pp. 745-754). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Ruberg, B. (2019). The precarious labor of queer indie game-making: Who benefits from making video games “better”?. Television & New Media, 20(8), 778-788.

SEBRAE. (2023) “Mercado de games: tendências e oportunidades 2023”. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de Dezembro de 2023.

Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez editora.

Williams, K. (2022). “The first Indie Game developer”. Acesso em: 17 de Novembro de 2023.

Zambon, P. S., & Chagas, C. J. R. (2018). “Produção independente de jogos digitais: o desenvolvedor ‘Lone Wolf’”. Apresentado no XVII SBGames, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, de 29 de outubro a 1 de novembro de 2018.
Publicado
30/09/2024
DE JESUS, Bruna dos Santos; DOS SANTOS, Matheus Augusto Souza; CRUZ, Leandro. Jogos Indie: um mapeamento sistemático sobre seus impactos na Indústria de Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 286-296. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241319.