O Inferno no meio digital: Uma análise de Dante’s Inferno e comparativo com a literatura original

  • Victor Yoshihiro N. Higa FEBASP
  • Matheus T. V. Ribeiro FEBASP

Resumo


A pesquisa analisa a adaptação em jogo digital do inferno dantesco, Dante’s Inferno, com o intuito de compreender as adaptações realizadas. Através de um estudo de caso que utiliza de entrevistas, artigos de opinião e uma análise comparativa de ambas as obras, embasada por uma revisão de literatura de autores consagrados nestes temas, a pesquisa indica que alguns elementos alegóricos e da mitologia dantesca que auxiliariam na construção de uma franquia foram negligenciados ou mesmo contraditados.
Palavras-chave: Divina Comédia, Inferno, Imersão, Roteiro, Autor-personagem

Referências

Alighieri, D. (2016), A Divina Comédia, Editora 34, 3th edition.

Alighieri, D. (2022), A Divina Comédia, Editora Garnier, 1st edition.

Bakhtin, M. (2023), Autor e personagem na atividade estética, Editora 34, 1st edition.

Barreiro, V. (2010) “Beatrice Portinari is Not the Whore of Babylon”, [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.

Boccaccio, G. (2021), Vida de Dante, Penguin Companhia, 1st edition.

Casamassina, M. (2010) “Dante’s Inferno Interview”, [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.

Ferreira, A. (2023) “Alanzoka jogando Dante's Inferno - Parte 2”, [link]. Acesso em: 3 jun. 2024.

Haynes, J. (2010) “Dante’s Inferno Review”, [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.

Jenkins, H. (2022), Cultura da convergência, Aleph Editora, 3th edition.

Levy, P. (2010), Cibercultura, Editora 34, 3th edition.

Mashub, Y. (2022) “God of war 3 vs Dante's inferno | Comparison”, [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.

Murray, J. H. (2011), Hamlet no Holodeck, o futuro da narrativa no ciberespaço, 1st edition.

Nietzsche, F. (2023), Assim falou Zaratustra, Camelot Editora, 2th edition.

Storr, W. (2023), The Science of Storytelling: Why Stories Make Us Human and How to Tell Them Better, Harry N. Abrams, 1st edition.

Todorov, T. (2011), As estruturas narrativas, Perspectiva, 5th edition.

Yokota, R. (2021) “A Beleza Clássica: teorias, cânones e práticas artísticas 3”, [link]. Acesso em: 22 jun. 2024.
Publicado
30/09/2024
HIGA, Victor Yoshihiro N.; RIBEIRO, Matheus T. V.. O Inferno no meio digital: Uma análise de Dante’s Inferno e comparativo com a literatura original. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 297-306. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241347.