RETRÔ: Simulando Pixel Art Através de Técnicas de Renderização Não-Fotorrealista a Partir de Modelos 3D
Resumo
O pixel art foi muito utilizado em jogos no início de 1970 à 1990, não apenas como um estilo de arte, mas sim a única maneira de representar imagens em jogos eletrônicos devido às limitações tecnológicas. Mesmo com a evolução da computação gráfica, o pixel art transcende suas origens e se estabelece como um estilo de arte. Entretanto, construir pixel art é um processo lento, trabalhoso e quase integralmente manual. Partindo desse contexto, este trabalho tem o propósito de simular um pixel art a partir de um modelo 3D, utilizando técnicas de renderização não-fotorrealistas. O trabalho identifica que o método automático não substitui o trabalho do artista, mas tem o propósito de acelerar o processo de construção do pixel art.
Palavras-chave:
Renderização Não-Fotorrealista, Modelos 3D, Pixel Art, Jogos Digitais
Referências
Alencar, F. H. B. M. (2017). “Pixel art & Low Poly art: catalisação criativa e a poética da nostalgia”.
Bui-Tuong, P. (1975). “Illumination for computer generated pictures”. In: CACM.
Decaudin, P. (1996). “Cartoon-looking rendering of 3D-scenes”. In: Syntim Project Inria, v. 6, n. 4.
Gonzalez, R. C. and Woods, R. E. (2010). “Processamento digital de imagens”. In: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 3. ed.
Gooch, B. and Gooch, A. (2001). “Non-Photorealistic Rendering”. In: A. K. Peters, Ltd., USA.
Lei, P. Xu, S. and Zhang, S. (2024). “An art-oriented pixelation method for cartoon images”. In: The Visual Computer, v. 40, n. 1, p. 27-39.
Lima, E. C. L. (2023). “Pixel Art: Identidade visual e elementos de cenário para um jogo digital baseados em símbolos manauara”.
Pinheiro, D. F. (2010). “Processo de detecção e síntese de contornos no cel shading utilizando filtros digitais”. CIn - UFPE.
Samuelson, G. (2020). “Pixel art-The Medium of Limitation: A qualitative study on how experienced artists perceive the relationship between restrictions and creativity”.
Shang, Y. and Wong, H. (2021). “Automatic portrait image pixelization”. Computers & Graphics, v. 95, p. 47-59.
Silber, D. (2015). “Pixel art for game developers”. In: CRC Press.
Tarasconi, D. M. and Dos Santos, M. A. S. (2021). “Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com Estilo Pixelart”. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC. p. 297-300.
Vahl, P. H. M. and De Albuquerque, R. M. (2022). “Mapeamento de estilos de pixel art aplicados a jogos digitais com visão aérea”. In: Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC. p. 228-237.
Bui-Tuong, P. (1975). “Illumination for computer generated pictures”. In: CACM.
Decaudin, P. (1996). “Cartoon-looking rendering of 3D-scenes”. In: Syntim Project Inria, v. 6, n. 4.
Gonzalez, R. C. and Woods, R. E. (2010). “Processamento digital de imagens”. In: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 3. ed.
Gooch, B. and Gooch, A. (2001). “Non-Photorealistic Rendering”. In: A. K. Peters, Ltd., USA.
Lei, P. Xu, S. and Zhang, S. (2024). “An art-oriented pixelation method for cartoon images”. In: The Visual Computer, v. 40, n. 1, p. 27-39.
Lima, E. C. L. (2023). “Pixel Art: Identidade visual e elementos de cenário para um jogo digital baseados em símbolos manauara”.
Pinheiro, D. F. (2010). “Processo de detecção e síntese de contornos no cel shading utilizando filtros digitais”. CIn - UFPE.
Samuelson, G. (2020). “Pixel art-The Medium of Limitation: A qualitative study on how experienced artists perceive the relationship between restrictions and creativity”.
Shang, Y. and Wong, H. (2021). “Automatic portrait image pixelization”. Computers & Graphics, v. 95, p. 47-59.
Silber, D. (2015). “Pixel art for game developers”. In: CRC Press.
Tarasconi, D. M. and Dos Santos, M. A. S. (2021). “Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com Estilo Pixelart”. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC. p. 297-300.
Vahl, P. H. M. and De Albuquerque, R. M. (2022). “Mapeamento de estilos de pixel art aplicados a jogos digitais com visão aérea”. In: Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC. p. 228-237.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SANTOS, Wesley; IVO, Rafael F.; RABELO, Jacilane de H..
RETRÔ: Simulando Pixel Art Através de Técnicas de Renderização Não-Fotorrealista a Partir de Modelos 3D. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 318-328.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241293.