Metodologia para digitalização de ambientes 3D: Caso de estudo do Campus UNIFEI - Itabira
Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia para a realizar a reconstrução 3D de ambientes reais que aborda a captura dos dados, modelagem 3D, criação de texturas e integração completa dos modelos na Unreal Engine 5(UE5). Neste trabalho em específico, a técnica foi utilizada para recriar parte do campus de uma universidade. Os modelos adquiridos por meio deste método podem ser utilizados em diversas áreas, como criação de cenários 3D para jogos, aplicativos educacionais e também na geração de Digital Twins(DTs), tanto para representação visual, quanto para a realização de simulações nestes DTs. O ambiente 3D desenvolvido neste trabalho atingiu seu objetivo, como primeira etapa de um trabalho futuro relacionado a DTs, e todos os modelos e projetos desenvolvidos foram disponibilizados com o objetivo de auxiliar modeladores iniciantes e contribuir para o avanço do conhecimento geral na área de modelagem 3D.
Palavras-chave:
fotogrametria, Computação Gráfica, Modelagem 3D, Cidades Inteligentes
Referências
AlBalkhy, W., Karmaoui, D., Ducoulombier, L., Lafhaj, Z., e Linner, T. (2024). Digital twins in the built environment: Definition, applications, and challenges. Automation in Construction, 162:105368.
Aliaga, D. e Niyogi, D. (2024). Digitizing cities for urban weather: representing realistic cities for weather and climate simulations using computer graphics and artificial intelligence. Computational Urban Science, 4.
Hellman, T. e Lahti, M. (2018). Photogrammetric 3d modeling for virtual reality.
Ketzler, B., Naserentin, V., Latino, F., Zangelidis, C., Thuvander, L., e Logg, A. (2020). Digital twins for cities: A state of the art review. Built Environment, 46:547–573.
McGonigal, J. (2011). Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Publishing Group.
Segovia, M. e Garcia-Alfaro, J. (2022). Design, modeling and implementation of digital twins. Sensors, 22(14).
Shahzad, M., Shafiq, M. T., Douglas, D., e Kassem, M. (2022). Digital twins in built environments: An investigation of the characteristics, applications, and challenges. Buildings, 12(2).
Sommer, M., Stjepandić, J., Stobrawa, S., e von Soden, M. (2023). Automated generation of digital twin for a built environment using scan and object detection as input for production planning. Journal of Industrial Information Integration, 33:100462.
Aliaga, D. e Niyogi, D. (2024). Digitizing cities for urban weather: representing realistic cities for weather and climate simulations using computer graphics and artificial intelligence. Computational Urban Science, 4.
Hellman, T. e Lahti, M. (2018). Photogrammetric 3d modeling for virtual reality.
Ketzler, B., Naserentin, V., Latino, F., Zangelidis, C., Thuvander, L., e Logg, A. (2020). Digital twins for cities: A state of the art review. Built Environment, 46:547–573.
McGonigal, J. (2011). Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Publishing Group.
Segovia, M. e Garcia-Alfaro, J. (2022). Design, modeling and implementation of digital twins. Sensors, 22(14).
Shahzad, M., Shafiq, M. T., Douglas, D., e Kassem, M. (2022). Digital twins in built environments: An investigation of the characteristics, applications, and challenges. Buildings, 12(2).
Sommer, M., Stjepandić, J., Stobrawa, S., e von Soden, M. (2023). Automated generation of digital twin for a built environment using scan and object detection as input for production planning. Journal of Industrial Information Integration, 33:100462.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SOUSA, Alexandre Leles; VITOR, Giovani Bernardes; OLIVEIRA, Erick Rodrigues.
Metodologia para digitalização de ambientes 3D: Caso de estudo do Campus UNIFEI - Itabira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 351-361.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240246.