Arquitetando Segredos: o Círculo Mágico e o Level Design em Tunic

Resumo


Este artigo explora o conceito do círculo mágico, elemento intimamente ligado à catarse da atividade lúdica e descreve a imersão do jogador em um mundo virtual, distinto da realidade, onde ele pode explorar e aprender as regras desse novo ambiente. A imersão é fundamental para o envolvimento dos jogadores e é alcançada, dentre outros fatores, por meio do level design e da narrativa. Nesse artigo, fez-se um estudo de caso de como o jogo Tunic utiliza técnicas de arquitetura, narrativa, level design e metalinguagem para criar uma experiência de jogo imersiva e completa, destacando a importância de responder aos desejos e habilidades dos jogadores, criar laços emocionais com os personagens e fornecer desafios e recompensas significativas.
Palavras-chave: Círculo Mágico, Level Design, Narrativa, Jogos Digitais, Narrativa Ambiental

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Publicado
30/09/2024
CALIXTO LIMA, João Victor; COSTA BAX, João Pedro; SILVA BRITTO, Ana Clara; LA CARRETTA, Marcelo. Arquitetando Segredos: o Círculo Mágico e o Level Design em Tunic. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 696-707. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241278.