A representação de Povos Indígenas em Jogos Digitais

  • José d. G. Martins Neto Univali
  • Rafael M. Albuquerque Univali
  • Alice Demaria Silva Univali

Resumo


A representação de povos indígenas em jogos digitais, em geral, é prejudicial e não condiz com os interesses políticos destes povos. Descreve-se a importância de uma representação responsável, em oposição às representações reducionistas e preconceituosas, frequentemente encontradas nos jogos digitais. O artigo analisa representações negativas e ressalta exemplos respeitosos, como os jogos Huni Kuin: Yube Baitana e Mulaka, que enfatizam a necessidade de colaboração e inclusão das comunidades indígenas no desenvolvimento, demonstrando ser uma opção viável para criar jogos mais diversos e representativos que respeitem as tradições indígenas. O artigo desta forma, contribui para os objetivos do GranDGamesBR.
Palavras-chave: Jogos digitais, Representação indígena, Povos indígenas, Representatividade

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Publicado
30/09/2024
MARTINS NETO, José d. G.; ALBUQUERQUE, Rafael M.; SILVA, Alice Demaria. A representação de Povos Indígenas em Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 731-742. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241026.