ARENA REEE: Estratégia Gamificada de Ensino e Aprendizagem Sobre Gestão de Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico
Resumo
A crescente problemática do lixo eletrônico e sua disposição inadequada emergiram como questões relevantes na sociedade contemporânea. Isso ressalta a urgência de educar as próximas gerações sobre a compreensão dos impactos dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) e a eficácia dos processos de recuperação, reciclagem e disposição disponíveis para mitigar esses impactos ambientais. Este artigo apresenta o jogo ARENA REEE, uma abordagem estilo Arena desenvolvida com esse propósito. O jogo foi implementado e avaliado com alunos do ensino fundamental II e médio da rede pública, resultando em feedbacks positivos que confirmam o sucesso na consecução dos objetivos propostos.
Palavras-chave:
Lixo eletrônico, Gamificação, Ensino, Aprendizado
Referências
ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (2013) “Logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos: análise de viabilidade técnica e econômica”. [link]
Becker, K. (2021). What’s the difference between gamification, serious games, educational games, and game-based learning. In Academia Letters, 209(2).
Brasil, Ministério do Meio Ambiente (2010) “Lei Nº12.305, de 2 de agosto de 2010: Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. [link]
Boller, S. and Kapp, K. (2018), Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora.
Brophy, J. E. (2013), Motivating students to learn. New York, NY: Routledge.
Callahan, M. M., Echeverri, A., Ng, D., Zhao, J. and Satterfield, T. (2019) Using the Phylo Card Game to advance biodiversity conservation in an era of Pokémon. In Palgrave Communications, 5(1), pages 1-10.
Cai, Y. J., Choi, T. M. and Zhang, T. (2022). Commercial used apparel collection operations in retail supply chains. In European Journal of Operational Research, 298(1), pages 169-181.
Caserman, P., Hoffmann, K., Müller, P., Schaub, M., Straßburg, K., Wiemeyer, J., ... and Göbel, S. (2020). Quality criteria for serious games: serious part, game part, and balance. In JMIR serious games, 8(3), pages e19037.
Conti, M. and Orcioni, S. (2020). Modeling of failure probability for reliability and component reuse of electric and electronic equipment. In Energies, 13(11), pages e2843.
de Souza, R. G., Clímaco, J. C. N., Sant’Anna, A. P., Rocha, T. B., do Valle, R. D. A. B. and Quelhas, O. L. G. (2016). Sustainability assessment and prioritisation of e-waste management options in Brazil. In Waste management, 57, pages 46-56.
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, pages 9-15.
do Prado, L. L. (2018). Educação lúdica: os jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica. In Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2), pages 26-38.
Ferdig, R. E. (ed.). (2018). Handbook of research on effective electronic gaming in education. IGI global.
Fontana, M. E., Nepomuceno, V. S., De Meneses, J. M., Pereira, F. F. R. and Willmersdorf, R. B. (2023). Modelo teórico para desenvolvimento de jogos sérios associado ao conteúdo curricular na educação superior em engenharia. In Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção.
Hamari, J. and Koivisto, J. (2013). Social motivations to use gamification: an empirical study of gamifying exercise. In ECIS, 105(5), p. 18-19.
Hungaro, T. A., Kurihara, A. C. Z. S., Pereira, A. S. and Saraiva, K. (2021). Jogos sérios e gamificação: um novo modelo para educação em saúde. In Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(9), pages e8540-e8540.
Jacobs, R. S. (2020). “Serious games: Play for change”. In The video game debate 2 (pp. 19-40). Routledge.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). (2024) “Sobre nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil”. [link]
Papamichael, I., Pappas, G., Siegel, J. E. and Zorpas, A. A. (2022). Unified waste metrics: A gamified tool in next-generation strategic planning. In Science of The Total Environment, 833, pages e154835.
Park, M., Jung, K. M. and Park, D. H. (2020). Warranty cost analysis for second-hand products under a two-stage repair-or-full refund policy. In Reliability engineering & system safety, 193, pages 106596.
Potting, J., Hekkert, M. P., Worrell, E. and Hanemaaijer, A. (2017). “Circular economy: measuring innovation in the product chain”. Policy Report: Planbureau voor de Leefomgeving. [link]
Ribeiro, F. D. and da Silva, J. S. (2012). Lixo eletrônico: estudo sobre a atual situação do lixo eletroeletrônico na cidade de Uruaçu. In Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 1(2), pages 61-81.
Robinson, B. H. (2009). E-waste: an assessment of global production and environmental impacts. In Science of the total environment, 408(2), pages 183-191.
Roudbari, E. S., Ghomi, S. F. and Sajadieh, M. S. (2021). Reverse logistics network design for product reuse, remanufacturing, recycling and refurbishing under uncertainty. In Journal of Manufacturing Systems, 60, pages 473-486.
Saha, L., Kumar, V., Tiwari, J., Rawat, S., Singh, J. and Bauddh, K. (2021). Electronic waste and their leachates impact on human health and environment: Global ecological threat and management. In Environmental Technology & Innovation, 24, pages e102049.
Staller, M. S. and Koerner, S. (2021). Beyond classical definition: The non-definition of gamification. In SN Computer Science, 2(2), pages 88.
Thukral, S., Shree, D. and Singhal, S. (2023). Consumer behaviour towards storage, disposal and recycling of e-waste: systematic review and future research prospects. In Benchmarking: An International Journal, 30(3), p. 1021-1072.
Tsydenova, O. and Bengtsson, M. (2011). Chemical hazards associated with treatment of waste electrical and electronic equipment. In Waste management, 31(1), pages 45-58.
Vieira, M. G., de Almeida Neto, A. F. and da Silva, M. G. (2014). Mechanisms of copper and mercury adsorption on bentonite clays from EXAFS spectroscopy. In Chemical Engineering Transactions, 39, pages 661-666.
Wee, S. C. and Choong, W. W. (2019). Gamification: Predicting the effectiveness of variety game design elements to intrinsically motivate users' energy conservation behaviour. In Journal of environmental management, 233, pages 97-106.
Winn, B. M. (2009), The design, play, and experience framework. Handbook of research on effective electronic gaming in education. IGI Global.
WEF - World Economic Forum. (2019). “The Global Risks Report 2019”. [link]
Becker, K. (2021). What’s the difference between gamification, serious games, educational games, and game-based learning. In Academia Letters, 209(2).
Brasil, Ministério do Meio Ambiente (2010) “Lei Nº12.305, de 2 de agosto de 2010: Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos”. [link]
Boller, S. and Kapp, K. (2018), Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora.
Brophy, J. E. (2013), Motivating students to learn. New York, NY: Routledge.
Callahan, M. M., Echeverri, A., Ng, D., Zhao, J. and Satterfield, T. (2019) Using the Phylo Card Game to advance biodiversity conservation in an era of Pokémon. In Palgrave Communications, 5(1), pages 1-10.
Cai, Y. J., Choi, T. M. and Zhang, T. (2022). Commercial used apparel collection operations in retail supply chains. In European Journal of Operational Research, 298(1), pages 169-181.
Caserman, P., Hoffmann, K., Müller, P., Schaub, M., Straßburg, K., Wiemeyer, J., ... and Göbel, S. (2020). Quality criteria for serious games: serious part, game part, and balance. In JMIR serious games, 8(3), pages e19037.
Conti, M. and Orcioni, S. (2020). Modeling of failure probability for reliability and component reuse of electric and electronic equipment. In Energies, 13(11), pages e2843.
de Souza, R. G., Clímaco, J. C. N., Sant’Anna, A. P., Rocha, T. B., do Valle, R. D. A. B. and Quelhas, O. L. G. (2016). Sustainability assessment and prioritisation of e-waste management options in Brazil. In Waste management, 57, pages 46-56.
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, pages 9-15.
do Prado, L. L. (2018). Educação lúdica: os jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica. In Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2), pages 26-38.
Ferdig, R. E. (ed.). (2018). Handbook of research on effective electronic gaming in education. IGI global.
Fontana, M. E., Nepomuceno, V. S., De Meneses, J. M., Pereira, F. F. R. and Willmersdorf, R. B. (2023). Modelo teórico para desenvolvimento de jogos sérios associado ao conteúdo curricular na educação superior em engenharia. In Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção.
Hamari, J. and Koivisto, J. (2013). Social motivations to use gamification: an empirical study of gamifying exercise. In ECIS, 105(5), p. 18-19.
Hungaro, T. A., Kurihara, A. C. Z. S., Pereira, A. S. and Saraiva, K. (2021). Jogos sérios e gamificação: um novo modelo para educação em saúde. In Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(9), pages e8540-e8540.
Jacobs, R. S. (2020). “Serious games: Play for change”. In The video game debate 2 (pp. 19-40). Routledge.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). (2024) “Sobre nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil”. [link]
Papamichael, I., Pappas, G., Siegel, J. E. and Zorpas, A. A. (2022). Unified waste metrics: A gamified tool in next-generation strategic planning. In Science of The Total Environment, 833, pages e154835.
Park, M., Jung, K. M. and Park, D. H. (2020). Warranty cost analysis for second-hand products under a two-stage repair-or-full refund policy. In Reliability engineering & system safety, 193, pages 106596.
Potting, J., Hekkert, M. P., Worrell, E. and Hanemaaijer, A. (2017). “Circular economy: measuring innovation in the product chain”. Policy Report: Planbureau voor de Leefomgeving. [link]
Ribeiro, F. D. and da Silva, J. S. (2012). Lixo eletrônico: estudo sobre a atual situação do lixo eletroeletrônico na cidade de Uruaçu. In Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 1(2), pages 61-81.
Robinson, B. H. (2009). E-waste: an assessment of global production and environmental impacts. In Science of the total environment, 408(2), pages 183-191.
Roudbari, E. S., Ghomi, S. F. and Sajadieh, M. S. (2021). Reverse logistics network design for product reuse, remanufacturing, recycling and refurbishing under uncertainty. In Journal of Manufacturing Systems, 60, pages 473-486.
Saha, L., Kumar, V., Tiwari, J., Rawat, S., Singh, J. and Bauddh, K. (2021). Electronic waste and their leachates impact on human health and environment: Global ecological threat and management. In Environmental Technology & Innovation, 24, pages e102049.
Staller, M. S. and Koerner, S. (2021). Beyond classical definition: The non-definition of gamification. In SN Computer Science, 2(2), pages 88.
Thukral, S., Shree, D. and Singhal, S. (2023). Consumer behaviour towards storage, disposal and recycling of e-waste: systematic review and future research prospects. In Benchmarking: An International Journal, 30(3), p. 1021-1072.
Tsydenova, O. and Bengtsson, M. (2011). Chemical hazards associated with treatment of waste electrical and electronic equipment. In Waste management, 31(1), pages 45-58.
Vieira, M. G., de Almeida Neto, A. F. and da Silva, M. G. (2014). Mechanisms of copper and mercury adsorption on bentonite clays from EXAFS spectroscopy. In Chemical Engineering Transactions, 39, pages 661-666.
Wee, S. C. and Choong, W. W. (2019). Gamification: Predicting the effectiveness of variety game design elements to intrinsically motivate users' energy conservation behaviour. In Journal of environmental management, 233, pages 97-106.
Winn, B. M. (2009), The design, play, and experience framework. Handbook of research on effective electronic gaming in education. IGI Global.
WEF - World Economic Forum. (2019). “The Global Risks Report 2019”. [link]
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SILVA, Gyovanna Gabrielly Nepon; FONTANA, Marcele Elisa; NEPOMUCENO, Vilmar Santos.
ARENA REEE: Estratégia Gamificada de Ensino e Aprendizagem Sobre Gestão de Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 801-813.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240143.