Desafios na implementação de técnicas de GLA em um jogo educacional de algoritmos: um estudo de caso
Resumo
As contribuições de Game Learning Analytics (GLA) aliadas a testes heurísticos podem fornecer insights aos educadores sobre possíveis evidências de aprendizagem. Entretanto, quando se tenta incluir técnicas de captura de dados após implementação do jogo, podem surgir desafios. Na tentativa de mensurar tais desafios, este trabalho apresenta um estudo de caso que explora os desafios encontrados na implementação da ferramenta GLBoard em um jogo educacional parcialmente desenvolvido. Resultados apontam que, apesar da participação de dois especialistas, a implementação apresentou desafios: abstração do jogo, mecânica complexa, adaptação da estrutura e navegação pelo código.
Palavras-chave:
Game Learning Analytics, insights, evidências de aprendizagem, GLBoard, desafios
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
MACENA, Jeniffer; HONDA, Fabrizio; MELO, Douglas; PIRES, Fernanda; OLIVEIRA, Elaine H. T.; FERNANDES, David; PESSOA, Marcela.
Desafios na implementação de técnicas de GLA em um jogo educacional de algoritmos: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 814-825.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241240.