Desenvolvimento de um jogo educacional utilizando inteligência artificial para o ensino de pessoas com deficiências intelectuais sobre a cadeia produtiva de alimentos

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo voltado a ensinar pessoas com deficiência intelectual sobre a cadeia produtiva de alimentos, utilizando redes neurais artificiais, algoritmos de pathfinding e agentes inteligentes. O jogo foi desenvolvido utilizando o motor gráfico Godot 4, por meio da linguagem de programação GDScript. Focado no ensino e na acessibilidade, o jogo possui 4 fases sobre as etapas da cadeia produtiva de alimentos, e podem estimular a coordenação motora do usuário, ao jogar em um computador, uma vez que ainda não foi testado.
Palavras-chave: Cadeia produtiva de alimentos, Deficiência intelectual, Redes neurais, Inteligência Artificial, Jogos educativos

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Publicado
30/09/2024
PEREIRA, Pedro Ramos; BORGES, Helyane Bronoski; MATOS, Simone Nasser; TORRENS, Isabel Cristina. Desenvolvimento de um jogo educacional utilizando inteligência artificial para o ensino de pessoas com deficiências intelectuais sobre a cadeia produtiva de alimentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 878-889. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240398.