Jogos educativos sobre Fake News: uma mapeamento sistemático

  • Camille Braga UERJ
  • Diana Sasaki UERJ

Resumo


No mundo digital em constante evolução, a disseminação de notícias falsas vem se tornando uma preocupação significativa. Com a proliferação de plataformas de mídia social e a facilidade de compartilhamento de informações, tem se tornado cada vez mais desafiador para as pessoas discernirem entre notícias verdadeiras e falsas. Diante desse cenário, a importância de educar sobre Fake News e desenvolver habilidades críticas tem se tornado crucial. Neste contexto, a utilização de jogos educativos surge como uma abordagem para envolver e capacitar os jovens a lidar de forma mais efetiva com a proliferação de notícias falsas.
Palavras-chave: Fake News, Jogos, Educação, Desinformação

Referências

Agência de Notícias IBGE (2022). 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet no país em 2022.

Barboza, E. F. (2021). O newsgame como recurso interativo na comunicação transmídia. Revista Comunicação, Cultura e Sociedade, 8(1).

Cernicova-Buca, M. e Ciurel, D. (2022). Developing resilience to disinformation: A game-based method for future communicators. Sustainability, 14(9):5438.

de Almeida Santos, V. V. e Pereira, C. P. (2023). Sistema educacional de orientaçao sobre fake news. Anais do IV Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, pages 50–61.

Dermeval, D., Coelho, J. A. d. M., e BITTENCOURT, I. I. (2020). Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC.

Fabbri, S., Silva, C., Hernandes, E., Octaviano, F., Di Thommazo, A., e Belgamo, A. (2016). Improvements in the start tool to better support the systematic review process. Proceedings of the 20th international conference on evaluation and assessment in software engineering, pages 1–5.

Graham, M. E., Skov, B., Gilson, Z., Heise, C., Fallow, K. M., Mah, E. Y., e Lindsay, D. S. (2023). Mixed news about the bad news game. Journal of Cognition, 6(1).

Hanz, K. e Kingsland, E. S. (2020). Fake or for real? a fake news workshop. Reference services review, 48(1):91–112.

Islam, M. S., Sarkar, T., Khan, S. H., Kamal, A.-H. M., Hasan, S. M., Kabir, A., Yeasmin, D., Islam, M. A., Chowdhury, K. I. A., Anwar, K. S., et al. (2020). Covid-19–related infodemic and its impact on public health: A global social media analysis. The American journal of tropical medicine and hygiene, 103(4):1621.

Keele, S. et al. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.

Laamarti, F., Eid, M., e El Saddik, A. (2014). An overview of serious games. International Journal of Computer Games Technology, 2014(1):358152.

Micallef, N., Avram, M., Menczer, F., e Patil, S. (2021). Fakey: A game intervention to improve news literacy on social media. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 5(CSCW1):1–27.

Oliveira Moreira, T. d., Passos, C. A., Matias da Silva, F. R., Souza Freire, P. M., Fernandes de Souza, I., Bosaipo Sales da Silva, C. R., e Goldschmidt, R. R. (2023). Jedi-a digital educational game to support student training in identifying portuguese-written fake news: Case studies in high school, undergraduate and graduate scenarios. Education and Information Technologies, pages 1–31.

Paraschivoiu, I., Buchner, J., Praxmarer, R., e Layer-Wagner, T. (2021). Escape the fake: Development and evaluation of an augmented reality escape room game for fighting fake news. In Extended Abstracts of the 2021 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, pages 320–325.

Passos, C. A., Silva, F. R., Souza, I. F., Freire, P. M., e Goldschmidt, R. R. (2020). Jogos educacionais digitais como ferramentas de apoio à capacitação discente na identificação de fake news escritas em língua portuguesa: Um estudo de caso. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 401–410. SBC.

Reuters Institute for the Study of Journalism (2023). Digital news report 2023: Brazil.

Rkedzio, A. M., Izydorczak, K., Muniak, P., Kulesza, W., e Doliński, D. (2023). Is the covid-19 bad news game good news? testing whether creating and disseminating fake news about vaccines in a computer game reduces people’s belief in anti-vaccine arguments. Acta Psychologica, 236:103930.

Rocha, T., da Silva Brandão, C. W. G., Souza, D. A. C., et al. (2020). Fake news em tempos de covid-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, pages 297–320.

Roozenbeek, J., Maertens, R., McClanahan, W., e van der Linden, S. (2021). Disentangling item and testing effects in inoculation research on online misinformation: Solomon revisited. Educational and Psychological Measurement, 81(2):340–362.

Roozenbeek, J. e Van der Linden, S. (2019). Fake news game confers psychological resistance against online misinformation. Palgrave Communications, 5(1):1–10.

Sureephong, P., Chernbumroong, S., Sangamuang, S., Sirasakamol, O., Intawong, K., e Puritat, K. (2023). Enhancing information literacy for spotting fake news: A study on the efficacy of a serious game for m-learning across different age groups. International Journal of Interactive Mobile Technologies, 17(15).

Tandoc, E. C. e Seet, S. (2023). Winning the game against fake news? using games to inoculate adolescents and young adults in singapore against fake news. Estudios sobre el Mensaje Periodistico.

Thiry, M., Zoucas, A., e Gonçalves, R. Q. (2010). Promovendo a aprendizagem de engenharia de requisitos de software através de um jogo educativo. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 1(1).
Publicado
30/09/2024
BRAGA, Camille; SASAKI, Diana. Jogos educativos sobre Fake News: uma mapeamento sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 890-901. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240052.