CAITA: Modelo para o desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG na educação
Resumo
Os jogos de Role-playing game (RPG) permitem aos jogadores interpretar papéis (máscaras) em contextos ficcionais, sendo utilizados na educação visando oferecer dinamismo e aplicações de temas curriculares. Neste artigo, visa-se apresentar o Modelo CAITA, voltado para o ensino colaborativo de jogos de RPG, que tem por objetivo auxiliar professores e gestores na criação de projetos de desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG, propondo articulações da Cultura Visual com o ensino interdisciplinar de Artes Visuais. Como resultado, pode ser destacada a qualidade do modelo, bem como seu potencial de promover uma aprendizagem de forma divertida e engajadora.
Palavras-chave:
Arte-educação. Ensino interdisciplinar. Design Instrucional. RPG
Referências
ARETIO, L. (2007) “De la educación a distância a la educación virtual”. Barcelona: Ariel Educación.
BAWA, A. (2020). Role-Play. In R. Kimmons & S. Caskurlu (Eds.), The Students' Guide to Learning Design and Research. EdTech Books. [link]
BRASIL. (2019) “Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação.” Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. [link]
BRASIL. (1998) “Parâmetros Curriculares Nacionais”. Brasília: Ministério da Educação.
CARNEIRO, E. (2021) “O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo”. Revista História Hoje, vol. 10, p. 214-234. [link]
CASSOL, V., ROSSA, P., BITTENCOURT, J., MARSON, F., RIGO, S. (2016) “Sete Povos: Games e Realidade Virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil”. In: “Anais XV Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 991-998. [link]
EWALT, D. (2016) “Dados & Homens: A história de Dungeons & Dragons e de seus jogadores”. Rio de Janeiro: Record.
FILATRO, A. (2015) “Produção de conteúdos educacionais”. São Paulo: Saraiva.
HUIZINGA, J. (2019) Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Editora Perspectiva.
JACKSON, S. (2010) Gurps: Módulo Básico: Personagens. São Paulo: Devir. 4ª ed.
KASTRUP, V. (2001) “Aprendizagem, arte e invenção”. Psicologia em estudo vol.6, n.1, p. 17-27.
MARTINS, D. (2016) “Último Recurso: Uma experiência de LARP Multidisciplinar”. In: “Anais XV Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 734-737. [link]
PERES, C. e MASTROBERTI, P., (2017) “O Jogo Digital como Proposição Educativa: experiências ludopoéticas na infância”. In: “Anais XVI Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 343-345. [link]
ROCHA, S. e SILVA, M. (2015) “Pibid Interdisciplinar: Um Olhar sobre as Contribuições da Arte para a Construção de Objetos Pedagógicos para Pessoas com Deficiências”. Rev. Educação Artes e Inclusão, Florianópolis, v.11, n.1. p.127-144.
SASSO, R. (2020) “CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo interdisciplinar de RPG no ensino de Artes.” Dissertação (mestrado) - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria.v [link]
SASSO, R.; BERNARDI, G.; CORDENONSI, A. (2020) “Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica.” RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1. [link].
STRAND, B. (2024). "Playing With Fire Compounds: The Tonal Accents of Compounds in (North) Norwegian Preschoolers’ Role-Play Register". Language and Speech, vol. 67, nº 1, p. 113-139. DOI: 10.1177/00238309231161289
VIANA, L., BATISTA, E., LIMA, A. (2018) “QuizArt: um aplicativo para auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Arte”. In: “Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação”, Fortaleza. p. p. 264-271. [link]
WINARDY G., SEPTIANA E. (2023) "Role, play, and games: Comparison between role-playing games and role-play in education". Social Sciences & Humanities Open, vol. 8, nº 1. [link]
BAWA, A. (2020). Role-Play. In R. Kimmons & S. Caskurlu (Eds.), The Students' Guide to Learning Design and Research. EdTech Books. [link]
BRASIL. (2019) “Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação.” Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. [link]
BRASIL. (1998) “Parâmetros Curriculares Nacionais”. Brasília: Ministério da Educação.
CARNEIRO, E. (2021) “O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo”. Revista História Hoje, vol. 10, p. 214-234. [link]
CASSOL, V., ROSSA, P., BITTENCOURT, J., MARSON, F., RIGO, S. (2016) “Sete Povos: Games e Realidade Virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil”. In: “Anais XV Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 991-998. [link]
EWALT, D. (2016) “Dados & Homens: A história de Dungeons & Dragons e de seus jogadores”. Rio de Janeiro: Record.
FILATRO, A. (2015) “Produção de conteúdos educacionais”. São Paulo: Saraiva.
HUIZINGA, J. (2019) Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Editora Perspectiva.
JACKSON, S. (2010) Gurps: Módulo Básico: Personagens. São Paulo: Devir. 4ª ed.
KASTRUP, V. (2001) “Aprendizagem, arte e invenção”. Psicologia em estudo vol.6, n.1, p. 17-27.
MARTINS, D. (2016) “Último Recurso: Uma experiência de LARP Multidisciplinar”. In: “Anais XV Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 734-737. [link]
PERES, C. e MASTROBERTI, P., (2017) “O Jogo Digital como Proposição Educativa: experiências ludopoéticas na infância”. In: “Anais XVI Simpósio Brasileiro de Games”, São Paulo. p. 343-345. [link]
ROCHA, S. e SILVA, M. (2015) “Pibid Interdisciplinar: Um Olhar sobre as Contribuições da Arte para a Construção de Objetos Pedagógicos para Pessoas com Deficiências”. Rev. Educação Artes e Inclusão, Florianópolis, v.11, n.1. p.127-144.
SASSO, R. (2020) “CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo interdisciplinar de RPG no ensino de Artes.” Dissertação (mestrado) - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria.v [link]
SASSO, R.; BERNARDI, G.; CORDENONSI, A. (2020) “Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica.” RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1. [link].
STRAND, B. (2024). "Playing With Fire Compounds: The Tonal Accents of Compounds in (North) Norwegian Preschoolers’ Role-Play Register". Language and Speech, vol. 67, nº 1, p. 113-139. DOI: 10.1177/00238309231161289
VIANA, L., BATISTA, E., LIMA, A. (2018) “QuizArt: um aplicativo para auxiliar o Ensino e a Aprendizagem de Arte”. In: “Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação”, Fortaleza. p. p. 264-271. [link]
WINARDY G., SEPTIANA E. (2023) "Role, play, and games: Comparison between role-playing games and role-play in education". Social Sciences & Humanities Open, vol. 8, nº 1. [link]
Publicado
30/09/2024
Como Citar
LAUREANO, Rebeca S.; BERNARDI, Giliane.
CAITA: Modelo para o desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG na educação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 915-924.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240227.