Math Mission: Uma proposta de jogo sério com realidade virtual para ensino do conteúdo de frações para alunos do 6º e 7º anos com TDAH
Resumo
Alunos com TDAH necessitam de adaptações metodológicas e didáticas para que obtenham sucesso acadêmico, haja vista as suas necessidades de controle da atenção e foco. Este artigo apresenta uma proposta de jogo sério desenvolvido em um ambiente virtual para o ensino do conteúdo de frações para estes alunos, no escopo dos conhecimentos pertinentes às frações do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Referências
Alves Júnior, Fernando; Fülber, Heleno; Merlin, Bruno. Tecnologias Utilizadas no Ensino de Matemática para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 114-126. DOI: 10.5753/wetie.2023.236189. Acesso em 23 jan. 2024.
American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Andrade, Paula; Vasconcelos, Márcio; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Residência Pediátrica, Niterói, 8(supl. 1):64-71, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 23 nov. 2023.
Barboza Júnior, José R. Plataforma Digital Acessível para o Ensino de Frações. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, p. 83. 2022. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.
Barkley. R. TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. (Trad. Luiz Reyes Gil). Belo Horizonte. Ed. Autêntica 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Castro, Francine L. O Ensino de Frações para Crianças em Vulnerabilidade. Dissertação. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p. 110. 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.
Linhares, Tatiana Teles; Arruda, Juliana Silva; Siqueira, Liliane Maria Ramalho de Castro. TDAH e a utilização das tecnologias digitais como recursos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 116-123. DOI: 10.5753/ctrle.2023.231858. Acesso em 28 abr. 2024.
Rohde, L. A. et al. Princípios e práticas em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Artes Médicas, 2003.
Rocha, Margarette M, et al. Avaliação de um Programa de Habilidades Sociais Educativas para mães de crianças com TDAH. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. Disponível em: [link]. Acesso em 25 nov. 2023.
Salazar, Ian Marcony L.; Silva, Débora M.; Dias, Pedro Gabriel P.; Fernandes, Ricardo C.; Queroga, João da Silva; Vieira, Sérgio R. C.; CLIO - um protótipo de aplicação de Realidade Virtual para auxiliar no ensino da disciplina de História para alunos com TDAH. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 203-210. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2020.203. Acesso em 28 abr. 2024.
Souza, Rosane N. G. Abordagem De Frações Equivalentes: uma experiência no 6º Ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 259. 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.
Trentin, Marco Antônio Sandini; Boszko, Leandro. Ensinando frações com jogos digitais organizados sob a teoria dos registros de representação semiótica. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22220, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 nov. 2023.