Onde estão os jogos educacionais: Uma revisão de literatura

Resumo


Os jogos eletrônicos educacionais têm se já estão estabelecidos como ferramentas eficazes para o ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o desenvolvimento de jogos educacionais. O objetivo é analisar a representatividade desses jogos em diferentes áreas de ensino. Os resultados mostram uma predominância de jogos voltados para o ensino superior, especialmente em disciplinas de computação, porém, áreas como Banco de Dados, Organização de Computadores e Redes estão sub-representadas. Conclui-se que, apesar do progresso significativo, há oportunidades para explorar mais amplamente outras áreas em diferentes níveis de ensino.
Palavras-chave: Jogos Educacionais, Ciência da Computação, Revisão Sistemática de Literatura, Ensino Superior, Ensino Fundamental

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Publicado
30/09/2024
AMARAL, Heber Fernandes; SANT'ANA, Antônio Rafael. Onde estão os jogos educacionais: Uma revisão de literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 948-964. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241324.