Jogos ativos para diminuir a confusão esquerda-direita: um mapeamento sistemático da literatura

  • Rômulo Martins Souza UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura a respeito de exergames sérios voltados à diminuição da confusão esquerda direita (CED). De 8137 artigos filtraram-se 14. Constatou-se que o tema foi pouco explorado nos últimos cinco anos, mesmo havendo exemplos de jogos de sucesso em diversas áreas do desenvolvimento cognitivo. A metodologia de avaliação de tais artefatos não é padronizada e depende da utilização do jogo. Contudo, apesar das dificuldades relacionadas ao tema, um jogo sério do tipo exergame voltado a diminuir a CED pode ser um auxílio contra um problema que acomete parcela significativa da população.
Palavras-chave: Psicomotricidade, Confusão Esquerda-Direita, Lateralidade, Jogo sério, Esquema corporal

Referências

Altabakhi, I. W., & Liang, J. W. (2022). Gerstmann Syndrome Continuing Education Activity. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing. [link].

Antunes, A., Madeira, R. N., Tóth, I., & Bernardo, C. (2021). Modeling serious games design towards engaging children with special needs in therapy. In: CHI PLAY 2021 - Extended Abstracts of the 2021 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play. Páginas 192–197. DOI: 10.1145/3450337.3483493.

Asbjørnsen, A. E., Jones, L. Ø., Eikeland, O. J., & Manger, T. (2021). Can a questionnaire be useful for assessing reading skills in adults? Experiences with the adult reading questionnaire among incarcerated and young adults in Norway. Education Sciences, Volume 11, Issue 4. Páginas 1–19. DOI: 10.3390/educsci11040154.

Brêtas, J. R. S., Pereira, S. R., Cintra, C., & Muniz Amirati, K. (2005). Avaliação de funções psicomotoras de crianças entre 6 e 10 anos de idade. 783. In Acta Paul Enferm, Volume 18, Issue 4. Páginas 1–10.

Buchinger, D., Cavalcanti, G. A. de S., & Hounsell, M. D. S. (2014). Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada, Volume 6, Issue 1. Páginas 192–197. DOI: 10.5335/rbca.2014.3452.

Cabinio, M., Rossetto, F., Isernia, S., Saibene, F. L., di Cesare, M., Borgnis, F., Pazzi, S., Migliazza, T., Alberoni, M., Blasi, V., & Baglio, F. (2020). The use of a virtual reality platform for the assessment of the memory decline and the hippocampal neural injury in subjects with mild cognitive impairment: The validity of smart aging serious game (SASG). Journal of Clinical Medicine, Volume 9, Issue 5. Páginas 1–13. DOI: 10.3390/jcm9051355.

Carvalho, A. P., Braz, C. S., dos Santos, S. M., Ferreira, R. A. C., & Prates, R. O. (2023). Serious Games for Children with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Literature Review. International Journal of Human-Computer Interaction, Volume 40, Issue 14. Páginas 3655–3682. DOI: 10.1080/10447318.2023.2194051.

Chibaudel, Q., Johal, W., Oriola, B., J-M Macé, M., Dillenbourg, P., Tartas, V., & Jouffrais, C. (2020, October 26). “if you’ve gone straight, now, you must turn left” - Exploring the use of a tangible interface in a collaborative treasure hunt for people with visual impairments. In: ASSETS 2020 - 22nd International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility. Páginas 1–10. DOI: 10.1145/3373625.3417020.

Estevan, I., García-Massó, X., Menescardi, C., Ortega-Benavent, N., Montalt-García, S., Romero-Martínez, J., Castillo, I., Álvarez, O., Queralt, A., & Molina-García, J. (2023). A Classroom-Based Intervention to Promote Physical Literacy in Children: ALPHYL Study Protocol. Behavioral Sciences, Volume 13, Issue 7. Páginas 1–12. DOI: 10.3390/bs13070609.

van der Ham, I. J. M., Dijkerman, H. C., & van Stralen, H. E. (2021). Distinguishing left from right: A large-scale investigation of left–right confusion in healthy individuals.

Quarterly Journal of Experimental Psychology, Volume 74, Issue 3. Páginas 497–509. DOI: 10.1177/1747021820968519.

Karaosmanoglu, S., Rings, S., Kruse, L., Stein, C., & Steinicke, F. (2021). Lessons Learned from a Human-Centered Design of an Immersive Exergame for People with Dementia. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, Volume 5, Issue CHIPLAY. Páginas 1–27. DOI: 10.1145/3474679.

Kitchenham, B. & Charters, S. (2007) Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report. - References - Scientific Research Publishing. Scirp.org. [link].

Malkhaz, M., Elene, K., Tamar, K., Guram, E., & Nikoloz, A. (2020). Left-handers, retrained left-handers and right-handers: A comparative study. World Journal of Advanced Research and Reviews, Volume 7, Issue 1. Páginas 2581–9615. DOI: 10.30574/wjarr.2020.7.1.0227.

Mendez, M., & Boude, O. (2022). Use of video games in elementary school: A systematic review, Volume 3, Issue 2. Páginas 1–11. DOI: 10.54517/met.v3i2.2151.

Nunes, A., & Mamede, E. (2021). Spatial orientation in preschool education: laterality and relative position. Revista de Estudios e Investigacion En Psicologia y Educacion, Volume 8, Issue 1. Páginas 76–93. DOI: 10.17979/reipe.2021.8.1.6712.

Petersen, K., Vakkalanka, S., & Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, Volume 64. Páginas 1–18. DOI: 10.1016/j.infsof.2015.03.007.

Piccardi, L., Cofini, V., Palmiero, M., Verde, P., Boccia, M., Palermo, L., Guariglia, C., & Nori, R. (2022). Where Am I? Searching for the Tangle in the Developmental Topographical Disorientation. Neurology International, Volume 14, Issue 4. Páginas 824–838. DOI: 10.3390/neurolint14040067.

Pirovano, M., Surer, E., Mainetti, R., Lanzi, P. L., & Alberto Borghese, N. (2016). Exergaming and rehabilitation: A methodology for the design of effective and safe therapeutic exergames. Entertainment Computing, Volume 14. Páginas 55–65. DOI: 10.1016/j.entcom.2015.10.002.

Pyrtek, S., Badziński, A., Adamczyk-Sowa, M., & Pąchalska, M. (2020). Does Gerstamann Syndrome Exist?, Volume 18, Issue 2. Páginas 259-284. DOI: 10.5604/01.3001.0014.1425.

Ren, X., Wu, Q., Cui, N., Zhao, J., & Bi, H. Y. (2023). Effectiveness of digital game-based trainings in children with neurodevelopmental disorders: A meta-analysis. Research in Developmental Disabilities, Volume 133. Elsevier Inc. DOI: 10.1016/j.ridd.2022.104418.

Rodrigues, T., Valencia, N., Santos, D., Frizera, A., & Bastos, T. (2019). Development of game-based system for improvement of the left-right recognition ability in children

with down syndrome. IFMBE Proceedings, Volume 70, Issue 1. Páginas 627–634. DOI: 10.1007/978-981-13-2119-1_96.

Rüth, M., & Kaspar, K. (2020). Exergames in formal school teaching: A pre-post longitudinal field study on the effects of a dance game on motor learning, physical enjoyment, and learning motivation. Entertainment Computing, Volume 35. Páginas 1–29. DOI: 10.1016/j.entcom.2020.100372.

Sabermahani, F., Almasi-Dooghaee, M., & Sheikhtaheri, A. (2022). Alzheimer’s Disease and Mild Cognitive Impairment Serious Games: A Systematic Analysis in Smartphone Application Markets. Studies in Health Technology and Informatics, Volume 293. Páginas 179–186. DOI: 10.3233/SHTI220366.

Sampaio, L. P., & Pereira, C. P. (2022). Jogo digital educativo para auxílio a crianças com autismo. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Volume 33. Páginas 597–608. DOI: 10.5753/sbie.2022.225806.

Schez-Sobrino, S., Vallejo, D., Monekosso, D. N., Glez-Morcillo, C., & Remagnino, P. (2020). A Distributed Gamified System Based on Automatic Assessment of Physical Exercises to Promote Remote Physical Rehabilitation. IEEE Access, Volume 8. Páginas 91424–91434. DOI: 10.1109/ACCESS.2020.2995119.

Shapoval, S., Gimeno-Santos, M., Mendez Zorrilla, A., Garcia-Zapirain, B., Guerra-Balic, M., Signo-Miguel, S., & Bruna-Rabassa, O. (2022). Serious Games for Executive Functions Training for Adults With Intellectual Disability: Overview. International Journal of Environmental Research and Public Health, Volume 19, Issue 18. Páginas 1–20. MDPI. DOI: 10.3390/ijerph191811369.

Tagami, U., & Imaizumi, S. (2021). Visual and Verbal Processes in Right-Left Confusion: Psychometric and Experimental Approaches. Frontiers in Psychology, Volume 12. Páginas 1–7. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.753532.

Viher, P. V., Stegmayer, K., Bracht, T., Federspiel, A., Bohlhalter, S., Strik, W., Wiest, R., & Walther, S. (2022). Neurological Soft Signs Are Associated with Altered White Matter in Patients with Schizophrenia. Schizophrenia Bulletin, Volume 48, Issue 1. Páginas 220–230. DOI: 10.1093/schbul/sbab089.

Yamashita, H. (2022). Investigating individual differences in left-right confusion among healthy Japanese young adults. Culture and Brain, Volume 10, Issue S1. Páginas 49–64. DOI: 10.1007/s40167-022-00112-5.
Publicado
30/09/2024
SOUZA, Rômulo Martins; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Jogos ativos para diminuir a confusão esquerda-direita: um mapeamento sistemático da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 978-990. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240523.