Desenvolvimento de Especialista em Gamificação no ChatGPT 4.0: Análise de Frameworks de Gamificação

Resumo


A gamificação tem sido amplamente utilizada para aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes em contextos educacionais. No entanto, a literatura destaca a necessidade de abordagens sistemáticas, como métodos, processos e frameworks para apoiar o planejamento da gamificação. Nesse sentido, foi realizada uma análise comparativa de frameworks de gamificação e seus elementos, com foco na gamificação educacional, conduzida por um especialista em gamificação criado no ChatGPT. Foram identificados trinta e cinco frameworks de gamificação, dos quais dezessete são aplicados ao contexto educacional.
Palavras-chave: Gamificação educacional, Frameworks de gamificação, ChatGPT

Referências

Agra, A., Abrantes, D., Albert, F., Bacelar, M., Avelino, R., Ramos, T., e Costa, D. L. (2019). Análise comparativa de abordagens e frameworks de gamificação para educação. SBC-Proceedings of SBGames-Education Track-Short Papers, 18:1132–1135.

Bottentuit Junior, J. B. (2020). Gamificação na educação: revisão sistemática de estudos empíricos disponíveis na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Temática, João Pessoa, 16(3):285–301.

Burke, B. (2015). Gamificar: Como a Gamificação Motiva as Pessoas a Fazerem Coisas Extraordinárias. DVS Editora.

Carraro, F. (2023). Inteligência Artificial e ChatGPT: Da revolução dos modelos de IA generativa à Engenharia de Prompt. Casa do Código.

Chou, Y.-k. (2019). Actionable gamification: Beyond points, badges, and leaderboards. Packt Publishing Ltd.

Dantas, M. M. et al. (2023). Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de língua inglesa: uma análise do estado do conhecimento.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., e Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining”gamification”. In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, pages 9–15.

Dichev, C. e Dicheva, D. (2017). Gamificando a educação: o que se sabe, o que se acredita e o que permanece incerto: uma revisão crítica. Revista Internacional de Tecnologia Educacional no Ensino Superior, 14:1–36.

Gabriel, C. T. (2018). Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Educação e Filosofia, 32(64):25–58.

García, F., Pedreira, O., Piattini, M., Cerdeira-Pena, A., e Penabad, M. (2017). A framework for gamification in software engineering. Journal of Systems and Software, 132:21–40.

Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.

Khaldi, A., Bouzidi, R., e Nader, F. (2023). Gamification of e-learning in higher education: a systematic literature review. Smart Learning Environments, 10(1):10.

Kiryakova, G., Angelova, N., e Yordanova, L. (2014). Gamification in education. In Proceedings of 9th international Balkan education and science conference, volume 1, pages 679–684.

Kusuma, G. P., Wigati, E. K., Utomo, Y., e Suryapranata, L. K. P. (2018). Analysis of gamification models in education using mda framework. Procedia Computer Science, 135:385–392.

Liu, P., Yuan, W., Fu, J., Jiang, Z., Hayashi, H., e Neubig, G. (2023). Pre-train, prompt, and predict: A systematic survey of prompting methods in natural language processing. ACM Computing Surveys, 55(9):1–35.

Manzano-León, A., Camacho-Lazarraga, P., Guerrero, M. A., Guerrero-Puerta, L., Aguilar-Parra, J. M., Trigueros, R., e Alias, A. (2021). Between level up and game over: A systematic literature review of gamification in education. Sustainability, 13(4):2247.

Marczewski, A. (2017). A revised gamification design framework. Gamified UK.

Paffrath, R. E. e Cassol, V. J. (2014). Gaming abroad: o uso de gamificação no projeto de um sistema para apoio a turistas. XIII SBGames, pages 429–437.

Pereira, J. A. (2023). A method for adapting large language models for communication card prediction in augmentative and alternative communication systems.

Pessoa, M., Lima, M., Pires, F., Haydar, G., Melo, R., Rodrigues, L., Oliveira, D., Oliveira, E., Galvão, L., Gadelha, B., et al. (2023). A journey to identify users’ classification strategies to customize game-based and gamified learning environments. IEEE Transactions on Learning Technologies.

Ribeiro, G. G. (2022). Docência e os desafios quanto ao uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no contexto escolar do ensino fundamental II no Colégio Militar da Policia Militar-CMPM1, na cidade de Manaus-AM, no ano de 2021. AYA Editora.

Shanahan, M. (2024). Talking about large language models. Communications of the ACM, 67(2):68–79.

Thirunavukarasu, A. J., Ting, D. S. J., Elangovan, K., Gutierrez, L., Tan, T. F., e Ting, D. S. W. (2023). Large language models in medicine. Nature medicine, 29(8):1930–1940.

Toda, A. M., dos Santos, W. O., Klock, A. C., Gasparini, I., Bittencourt, I. I., e Isotani, S. (2018). Frameworks para o planejamento da gamificaçao em contextos educacionais-uma revisao da literatura nacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2):505–514.

Toda, A. M., Silva, Y. R. O., Cruz, W., Xavier, L., e Isotani, S. (2016). Um processo de gamificação para o ensino superior: Experiências em um módulo de bioquímica. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, pages 495–504. SBC.

Toda, A. M., Valle, P. H. D., e Isotani, S. (2017). O lado negro da gamificação: uma visão geral dos efeitos negativos da gamificação na educação. In Workshop de Links para Pesquisadores: Ensino Superior para Todos, pages 143–156. Springer.

Zhao, W. X., Zhou, K., Li, J., Tang, T., Wang, X., Hou, Y., Min, Y., Zhang, B., Zhang, J., Dong, Z., et al. (2023). A survey of large language models. arXiv preprint arXiv:2303.18223.
Publicado
30/09/2024
ALVES, Cleidiana; PIRES, Fernanda; MELO, Rafaela; PESSOA, Marcela. Desenvolvimento de Especialista em Gamificação no ChatGPT 4.0: Análise de Frameworks de Gamificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1003-1014. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241363.