Gamificando o ensino da física no ensino médio: uma pesquisa experimental

Resumo


A física possui grande importância na sociedade, além de ser a base para a maioria das tecnologias contemporâneas. No entanto, no que diz respeito ao ensino de física nas escolas, ainda existe muita dependência do livro didático e aulas expositivas. O que se pretende com este trabalho é mostrar a gamificação como uma alternativa metodológica, na busca pela melhora do ensino de física no ensino médio. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de analisar outros trabalhos relacionados ao assunto. Posteriormente foi realizado um experimento em turmas de 10 e 20 anos do ensino médio, com 2 turmas divididas em grupos experimentais e 2 de controle. O grupo experimental realizou as atividades gamificadas, ao passo que o grupo de controle seguiu com a metodologia tradicional. As atividades foram desenvolvidas na plataforma digital Wordwall em formato de joguinhos. Como resultado, observou-se que os alunos dos grupos experimentais apresentaram uma melhor evolução em suas médias quando comparados aos respectivos grupos de controle, bem como demonstraram bastante interesse e satisfação com as atividades gamificadas.

Palavras-chave: Física, Ensino Médio, Gamificação, Metodologia, Wordwal

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Publicado
30/09/2024
SOUZA, Juliana S.; OLIVEIRA, Victor A. P.. Gamificando o ensino da física no ensino médio: uma pesquisa experimental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1015-1026. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240136.