Desenvolvimento do Jogo Educativo 'Espaço Geográfico' para Crianças com TDAH: Uma Abordagem Inclusiva e Interativa

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento do jogo educativo "Espaço Geográfico" para crianças com TDAH, constituído de três minigames que ensinam conteúdos sobre a geografia brasileira. O jogo busca proporcionar uma educação personalizada e inclusiva. Revisões da literatura ressaltam a importância de interfaces adaptadas e narrativas envolventes para atender às necessidades específicas do público com TDAH. A abordagem interativa do jogo visa melhorar habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças com TDAH, contribuindo para o aprendizado e diversão. A pesquisa destaca a eficácia dos jogos digitais no contexto educacional e terapêutico para esse público-alvo.
Palavras-chave: jogos sérios, TDAH, geografia

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Publicado
30/09/2024
N. COSTA, João Paulo; L. ALVES, Socorro Vânia; SOUSA, Alexandre Lopes de; N. CARDOSO, Iderlan Matheus. Desenvolvimento do Jogo Educativo 'Espaço Geográfico' para Crianças com TDAH: Uma Abordagem Inclusiva e Interativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1049-1059. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241330.