O jogo digital como ferramenta de aprendizagem: "Heroínas Plus" em uma nova narrativa digital
Resumo
O uso de novas tecnologias, da informática, da internet e da hipermídia, cooperam para inovação do desenvolvimento do processo educacional, tornando os espaços de aprendizagem muito mais interativos. O projeto "CaLia e as Heroínas Ocultas", desenvolvido pelo grupo "Heroínas Plus", é uma iniciativa para criação de um jogo estruturado a partir da base interdisciplinar, aliada à temática das mulheres na ciência. Este artigo apresenta como ferramentas de aprendizagem o processo colaborativo e implementações bem-sucedidas das etapas, incluindo a escrita do GDD (Game Design Document), a criação das ilustrações e o desenvolvimento da programação via software Unity. Tais ações tornam o espaço escolar significativo, dão vida ao roteiro e personagens, celebram o caminho trilhado pelas mulheres na ciência e nutrem a criticidade e reflexão discente.
Referências
LÉVY, Pierre. (2017) O que é o virtual. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34.
MARTINS, M. H. (2006) O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos.
NESTERIUK, S. (2002). A narrativa do jogo na hipermídia: a interatividade como possibilidade comunicacional. Dissertação de Mestrado defendida no PEPG em Comunicação e Semiótica. São Paulo: PUC-SP.
__________________ (2007). Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar. Tese de doutorado defendida no PEPG em Comunicação e Semiótica. São Paulo: PUC-SP.
Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Informática (2022). acesso em outubro de 2023 - disponível em: [link]
ESCALA LIKERT (2022). [link], Janeiro.
FAZENDA, I. (org.) (2018). O que é interdisciplinaridade? Cortez Editora. São Paulo: Brasil. [link] - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Acesso em: 20 de março 2024.