O jogo digital como ferramenta de aprendizagem: "Heroínas Plus" em uma nova narrativa digital

  • Marta Luzzi IFMS
  • Cláudia Santos Fernandes IFMS
  • Mauricio de Souza Estevam Senac Hub Academy
  • Ana Graziela Monteiro dos Santos IFMS
  • Maria Eduarda da Silva Rodrigues IFMS
  • Melly Sabrina Araújo Miranda IFMS
  • Raissa Luiz Alves Barbosa IFMS

Resumo


O uso de novas tecnologias, da informática, da internet e da hipermídia, cooperam para inovação do desenvolvimento do processo educacional, tornando os espaços de aprendizagem muito mais interativos. O projeto "CaLia e as Heroínas Ocultas", desenvolvido pelo grupo "Heroínas Plus", é uma iniciativa para criação de um jogo estruturado a partir da base interdisciplinar, aliada à temática das mulheres na ciência. Este artigo apresenta como ferramentas de aprendizagem o processo colaborativo e implementações bem-sucedidas das etapas, incluindo a escrita do GDD (Game Design Document), a criação das ilustrações e o desenvolvimento da programação via software Unity. Tais ações tornam o espaço escolar significativo, dão vida ao roteiro e personagens, celebram o caminho trilhado pelas mulheres na ciência e nutrem a criticidade e reflexão discente.

Palavras-chave: Mulheres na Ciência, Tecnologia, Aprendizagem

Referências

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Publicado
30/09/2024
LUZZI, Marta; FERNANDES, Cláudia Santos; ESTEVAM, Mauricio de Souza; DOS SANTOS, Ana Graziela Monteiro; RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva; MIRANDA, Melly Sabrina Araújo; BARBOSA, Raissa Luiz Alves. O jogo digital como ferramenta de aprendizagem: "Heroínas Plus" em uma nova narrativa digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1060-1070. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240144.