Produzindo jogos digitais através do projeto integrador: interdisciplinar e transversal

  • Eduardo Souto Maior Sales IFBA http://orcid.org/0000-0002-6659-6914
  • Jocelma Almeida Rios IFBA
  • Luiz Cláudio Machado IFBA
  • Maria Adélia Icó IFBA
  • Márcio Luis Valença Araújo IFBA
  • João Pedro de Almeida Moraes SENAC-BA

Resumo


Este artigo relata a implementação de um projeto integrador que promove a interdisciplinaridade e transversalidade na educação, centrado na construção de jogos com enfoque na cultura africana, afro-brasileira e indígena e das questões étnico-raciais, integrando diferentes disciplinas, propondo uma abordagem educacional engajadora. Os jogos digitais tornam-se uma ferramenta fundamental para explorar questões relacionadas à diversidade étnico-racial, incentivando o diálogo e a compreensão intercultural. Neste trabalho, são descritos toda concepção e implementação, destacando os benefícios da abordagem interdisciplinar de uma educação mais inclusiva e contextualizada. Os resultados promovem uma visão mais ampla e crítica das questões étnico-raciais, estimulando habilidades criativas e colaborativas essenciais para a sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Projeto Integrador, Jogos Digitais, Interdisciplinaridade

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Publicado
30/09/2024
SALES, Eduardo Souto Maior; RIOS, Jocelma Almeida; MACHADO, Luiz Cláudio; ICÓ, Maria Adélia; ARAÚJO, Márcio Luis Valença; MORAES, João Pedro de Almeida. Produzindo jogos digitais através do projeto integrador: interdisciplinar e transversal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1094-1104. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240536.