Utilizando a Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino da Disciplina de Sistemas Operacionais I
Resumo
Este artigo descreve a aplicação da metodologia ativa de gamificação no ensino da disciplina de Sistemas Operacionais I para estudantes do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) em uma escola estadual em no estado do Pará. A metodologia envolveu cinco etapas: criação de um questionário diagnóstico, desenvolvimento de materiais, definição de regras gerais e atividades, estruturação de uma sequência didática e aplicação de um questionário pós-gamificação. Os resultados alcançados indicaram que os alunos apoiaram a utilização de novas estratégias, ampliaram sua compreensão do tema e demonstraram interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos em suas aulas.
Referências
Bardin, Laurence (2011) “Análise de Conteúdo”. 6. ed. São Paulo: Edições 70.
Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). “Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica”. Revista Thema, 14(1), 268-288.
Freitas, D. M., & Toda, A. (2022). “A gamificação como apoio no ensino de metodologia científica: Um relato de experiência e lições aprendidas no domínio de ciências agrárias”. RENOTE, 20(2), 125-134.
Libâneo, José Carlos. (1985) “Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos”. São Paulo: Loyola.
Lorenzoni, M. “Gamificação: O Que é e como pode transformar a Aprendizagem”. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 mai.2023
Moran, J. M. (2015) “Mudando a educação com metodologias ativas”. Coleção Mídias Contemporâneas Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2.
Moran, José (2018) “Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda”. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.
Signore, G.; Guimarães, J. C. F. (2016) “Gamificação como Método de Ensino Inovador”. International Journal on Active Learning, v. 1, n. 1, p. 66-77.
Schlemmer, E. (2018) “Projetos de aprendizagem gamificados: Uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal”. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 1, p. 41-69.