Utilizando a Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino da Disciplina de Sistemas Operacionais I

Resumo


Este artigo descreve a aplicação da metodologia ativa de gamificação no ensino da disciplina de Sistemas Operacionais I para estudantes do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) em uma escola estadual em no estado do Pará. A metodologia envolveu cinco etapas: criação de um questionário diagnóstico, desenvolvimento de materiais, definição de regras gerais e atividades, estruturação de uma sequência didática e aplicação de um questionário pós-gamificação. Os resultados alcançados indicaram que os alunos apoiaram a utilização de novas estratégias, ampliaram sua compreensão do tema e demonstraram interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos em suas aulas.

Palavras-chave: Metodologia Ativa, Sistemas Operacionais, Gamificação

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Publicado
30/09/2024
DE ALMEIDA, Adrianne Veras; DE ALMEIDA, Adrielle Veras; CASTRO, Maria Beatriz de Oliveira; NOBRE, Isaura Alcina Martins. Utilizando a Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino da Disciplina de Sistemas Operacionais I. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1115-1125. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240570.