Desenvolvimento de um Personagem de um Jogo como Mediador na Zona de Desenvolvimento Proximal

  • Parcilene Fernandes de Brito iContexto - Inovação em Educação, Saúde e Tecnologias / ULBRA
  • Lucas Vinicius Oliveira Cardoso ULBRA
  • Douglas Aquino Moreno ULBRA
  • Giovanna Biagi Filipakis Souza UFMG

Resumo


Este artigo aborda o desenvolvimento do jogo "Subsolo do Absurdo", baseado na revista "Logi Kingdom", com foco na criação do personagem Fantasma como um Objeto de Aprendizagem (OA) mediador na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A metodologia incluiu a concepção do universo do jogo, o design dos personagens e cenários, a integração das dinâmicas e mecânicas, e a implementação de uma galeria. O modelo “OA-ZDP-Fantasma” demonstra como o Fantasma pode ser um OA, estruturando a exploração das galerias com diferentes formas de interação e o registro do conhecimento adquirido. A validação do modelo foi realizada por meio da implementação de uma das galerias do jogo.

Palavras-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Objeto de Aprendizagem (OA), Desenvolvimento de Jogos, Lógica Proposicional

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Publicado
30/09/2024
BRITO, Parcilene Fernandes de; CARDOSO, Lucas Vinicius Oliveira; MORENO, Douglas Aquino; SOUZA, Giovanna Biagi Filipakis. Desenvolvimento de um Personagem de um Jogo como Mediador na Zona de Desenvolvimento Proximal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1126-1137. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241191.