Daily Code: um protótipo de jogo educativo para ensino de programação

Resumo


Os elementos lúdicos dos jogos educativos contribuem positivamente para o processo de ensino e aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Quando falamos na área da programação, a complexidade dos conceitos e o alto nível de abstração necessário dificultam o aprendizado dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o Daily Code, um jogo educativo voltado ao ensino dos conceitos de lógica de programação e linguagem C. Os resultados iniciais da avaliação do jogo destacam a clareza dos objetivos do jogo, a melhoria no conhecimento e o feedback proporcionado pelo jogo.
Palavras-chave: Jogo educativo, programação, Avaliação de jogo

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Publicado
30/09/2024
BISCAIA, Gabriel Crespo; DA SILVA, Felippe Fernandes; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Daily Code: um protótipo de jogo educativo para ensino de programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1212-1222. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240932.