Mapeamento sistemático da literatura de jogos educacionais destinados ao ensino e aprendizagem de Engenharia de Software: uma análise do estado da arte

Resumo


A utilização de jogos educacionais como método auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas da Engenharia de Software (ES) é objeto constante de estudos que buscam compreender o processo de design, os princípios de aprendizagem mais adequados ao objetivo do ensino, frameworks para desenvolvimento de jogos e métodos de avaliação desses jogos. Este artigo apresenta o estado da arte por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura, com o objetivo de encontrar, discutir lacunas para aprimorar o desenvolvimento e colaborar a divulgação e aplicação de jogos no ensino de ES. A partir dos resultados é possível inferir que há uma tendência crescente pelo desenvolvimento e uso de metodologias baseadas em jogos devido aos benefícios de sua aplicação, porém com lacunas para estudos futuros quanto à criação de jogos interdisciplinares, ampliação das áreas de abrangência, tipos de jogos e processos de design.
Palavras-chave: jogos educacionais, Mapeamento Sistemático da Literatura, Engenharia de Software

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Publicado
30/09/2024
HADDAD, Flávia Belintani Blum; RAMMAZZINA FILHO, Walter Anibal; RAMOS, Vinícius Mourão; CORRÊA, Cléber Gimenez; PERES, Leticia Mara. Mapeamento sistemático da literatura de jogos educacionais destinados ao ensino e aprendizagem de Engenharia de Software: uma análise do estado da arte. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1256-1269. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241082.