Desenvolvimento de um Jogo Digital para Apoiar o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos: Estratégias para Engajar Mulheres no Ensino Superior em Computação
Resumo
Este artigo apresenta o ProgramADAs, um jogo educacional digital para motivar alunas de graduação em Computação e áreas afins ao mesmo tempo em que busca reduzir os índices de desistência e reprovação na disciplina de Algoritmos. O jogo, que está sendo desenvolvido por alunas que já cursaram Algoritmos, é facilmente customizável e inclui aspectos lúdicos para motivar e enriquecer o conhecimento adquirido por outras estudantes logo no início do curso. Para finalizar, uma avaliação preliminar demonstrou o potencial do jogo como estratégia de ensino motivacional.
Palavras-chave:
Jogo Educacional Digital, Algoritmos, Igualdade de Gênero
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
YAMASHITA, Victoria Tiemi; VILARINHO, Luana L. A.; GONÇALVES, Luciana B.; QUINTELA, Bárbara de Melo; RENHE, Marcelo Caniato; CHAVES, Luciano Jerez; VALLE, Pedro Henrique Dias; DE OLIVEIRA, Alessandreia Marta.
Desenvolvimento de um Jogo Digital para Apoiar o Ensino-Aprendizagem de Algoritmos: Estratégias para Engajar Mulheres no Ensino Superior em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1281-1292.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241246.