Palavras Mágicas: Um jogo de aventura para exercitar a aprendizagem de tempos verbais
Resumo
A pandemia de COVID-19 revelou que ambientes digitais não adequados às necessidades dos estudantes podem afetar o aprendizado, somado aos casos de analfabetismo no Brasil, isso se torna uma preocupação em relação à construção de tecnologias digitais voltados para a Língua Portuguesa. Este artigo apresenta o “Palavras Mágicas”, um jogo educacional de plataforma e aventura projetado para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental I a praticar o modo indicativo dos Tempos Verbais de forma lúdica, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa. Testes iniciais utilizando os modelos MEEGA+ e Emoti-SAM mostraram que o jogo foi bem recebido, com design visual atraente, diversão e desafios interessantes, porém, ainda necessita de ajustes para futura aplicação com o público-alvo.
Palavras-chave:
Jogo Educacional, Aprendizagem Significativa, Game Design Educacional, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
PESSOA, Marcela; CORRÊA, Alessandra; COSTA, Handryo; MACENA, Jeniffer; MELO, Rafaela; BERNARDO, João; PIRES, Fernanda.
Palavras Mágicas: Um jogo de aventura para exercitar a aprendizagem de tempos verbais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1293-1304.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241131.