"Encrypta: A missão da liga dos robôs" - Um jogo educacional para aprendizagem em cibersegurança

Resumo


Notadamente, ataques cibernéticos têm aumentado significantemente por causa do grande volume de dados compartilhados por usuários na web. E esses usuários (incluindo jovens brasileiros) têm sido visados por cibercriminosos. Neste trabalho, o jogo digital Encrypta foi desenvolvido para proteger os adolescentes dos ataques cibernéticos na internet. A estratégia é buscar formas de educar ou treinar esses jovens jogadores, evitando que eles se tornem vítimas desses crimes. A metodologia de desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual (SRV) foi adotada para a execução desta proposta. Testes experimentais do sistema desenvolvido apresentaram resultados promissores em relação à usabilidade e capacidade de ensino do jogo.

Palavras-chave: jogos digitais, jogo educacional, cibersegurança

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Publicado
30/09/2024
ABREU, Jeanluca Martins de; MIANI, Rodrigo Sanches; NOMURA, Shigueo. "Encrypta: A missão da liga dos robôs" - Um jogo educacional para aprendizagem em cibersegurança. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1327-1338. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240133.