"Colônia de Férias Serious Game Design": a promoção do letramento lúdico como estratégia para desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes de uma comunidade carioca

Resumo


O artigo relata a experiência da "Colônia de Férias Serious Game Design" da Associação EduMais, realizada em janeiro de 2024 nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Rio de Janeiro. Durante a colônia de férias buscou-se desenvolver o letramento lúdico nas crianças e adolescentes por meio do uso e análise de jogos de tabuleiro modernos. Isso possibilitou o processo de criação de jogos, seguindo uma versão adaptada do método "Quest 3x4". Os jogos desenvolvidos abordaram problemas existentes no cotidiano dos participantes da oficina. O processo de construção favoreceu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como a capacidade de trabalhar em equipe, o pensamento crítico e a criatividade.
Palavras-chave: jogos e educação, habilidades socioemocionais, jogos de tabuleiro modernos, disciplina positiva, letramento lúdico

Referências

Brito, S. M.; Morais, J. V.; Barreto, T. V. (2011). Regras de jogo versus regras morais: para uma teoria sociológica do fair play. Rev. bras. Ci. Soc., n. 26, v. 75, p. 133-147.

Buckingham, D., & Burn, A. (2007). Game literacy in theory and practice. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 16(3), 323–349.

Gee, J. P., & Shaffer, D. W. (2005). Before every child is left behind: How epistemic games can solve the coming crisis in education. University of Wisconsin-Madison, Academic Advanced Distributed Learning Co-Laboratory.

Huizinga, J. (2019). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: Monteiro, J. P. 9 ed. São Paulo: Perspectiva.

Kangas, M. (2010). Creative and playful learning: Learning through game co-creation and games in a playful learning environment. Thinking Skills and Creativity, 5(1), 1-15.

La Carretta, M. (2018). Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. Curitiba: Appris.

La Carretta, M. (2024). Como fazer jogos de tabuleiro: + 20 receitas práticas (manuscrito). Curitiba: Appris.

Ludopedia. Mecânicas. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 maio 2024.

Nelsen, J.; Lott, L.; Glenn, S. (2017). Disciplina positiva em sala de aula: como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sala de aula. Santana de Parnaíba: Manole.

Piaget, J. (1990). A formação do Símbolo na Criança, imitação, jogo e sonho imagem e representação. Rio de Janeiro: Editora LTC.

Raessens, J. (2005). Computer games as participatory media culture. Em J. Raessens & J. Goldstein (Orgs.), Handbook of Computer Game Studies (p. 373–389). The MIT Press.

Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Barreto, J. O., & Atella, G. C. (2017). As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria & prática, 20(4), 203–218.

Vitiello, P. (2022). Adesão e resistência na experiência do jogar educativo. Em P. Piccolo & A. V. Carvalho (Orgs.), Jogos de tabuleiro na educação (p. 50–53). Devir.

Zagal, J. P. (2010). Ludoliteracy: Defining, understanding, and supporting games education. [link].
Publicado
30/09/2024
LA CARRETTA, Marcelo; DE OLIVEIRA, Suellen; VITIELLO, Pedro; DIAS, Cynthia Macedo; NIJBOER, Diana; DE VASCONCELLOS, Marcelo. "Colônia de Férias Serious Game Design": a promoção do letramento lúdico como estratégia para desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes de uma comunidade carioca. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1351-1361. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241226.