Desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo para o ensino de Lógica de Programação para meninas

  • Lailla Galeno da Silva IFMA
  • Ângelo Carlos Avelino Feitosa IFMA
  • Vinicius Schneider Januário Viana IFMA
  • Matheus Tavares Pereira Araújo IFMA
  • Faymerson Alves de Sousa IFMA
  • José Almir Gomes dos Santos Junior IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA

Resumo


A área de jogos apresenta um grande potencial na educação brasileira, contudo ainda é uma prática pouco efetuada. Iniciativas neste campo têm sido tomadas a fim de promover um ensino mais lúdico e atrativo para os estudantes em diversas áreas, sendo uma delas a Tecnologia da Informação (TI). Porém, devido a diversos fatores como os estereótipos de gênero e a falta de métodos lúdicos e envolventes, a quantidade de mulheres e meninas nesta área ainda é baixa. Este artigo possui o objetivo de apresentar um protótipo de um jogo educativo de plataforma 2D que possui a finalidade de colaborar para o ensino de Lógica de Programação para meninas do ensino médio, a fim de solucionar a desigualdade de gênero existente no mundo tecnológico.

Palavras-chave: jogos, mulheres, meninas, Lógica de Programação, gênero

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Publicado
30/09/2024
SILVA, Lailla Galeno da; FEITOSA, Ângelo Carlos Avelino; VIANA, Vinicius Schneider Januário; ARAÚJO, Matheus Tavares Pereira; SOUSA, Faymerson Alves de; SANTOS JUNIOR, José Almir Gomes dos; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo. Desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo para o ensino de Lógica de Programação para meninas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1374-1384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241262.