LEARN 2.0: Evolução de um jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Software

  • Maria Rebecca Lopes Lelis UFC
  • Anna Beatriz dos Santos Marques UFC

Resumo


O ensino de Arquitetura de Software envolve a teoria sobre atributos de qualidade, padrões arquiteturais e suas relações, assim como a prática de tomada de decisões e projeto de soluções arquiteturais de software. Como estratégia de ensino e aprendizagem dessa disciplina, os educadores adotam metodologias ativas e jogos educacionais. Contudo, as propostas de jogos para esta disciplina são escassas. O LEARN é um jogo de tabuleiro criado para esta finalidade. Este trabalho propõe uma evolução do LEARN, a partir da introdução de um estudo de caso e análise qualitativa de dados coletados em diversas avaliações conduzidas em sala de aula. Foram identificados pontos de melhoria, que foram implementados e avaliados com o método MEEGA+. Os resultados mostraram melhoria na qualidade do jogo, potencializando seu uso como um recurso para ensinar Arquitetura de Software.
Palavras-chave: LEARN Board Game, Arquitetura de Software, Jogos Educacionais

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Publicado
30/09/2024
LELIS, Maria Rebecca Lopes; MARQUES, Anna Beatriz dos Santos. LEARN 2.0: Evolução de um jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1397-1408. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240232.