Jogo Sensidex para mobilizar competências emocionais: um estudo no ensino fundamental

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar se a interação com o jogo Sensidex mobilizou as competências emocionais de alunos do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem quantitativa com 33 estudantes, realizou-se pré e pós-testes antes e depois da intervenção com o jogo Sensidex. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa entre os testes e altos níveis de concordância sobre a melhoria das competências emocionais. Conclui-se que o Sensidex pode ser eficaz na mobilização das competências emocionais ao ser utilizado em intervenções no contexto escolar.

Palavras-chave: Regulação Emocional, Emoções, Tecnologias Digitais, Controle Inibitório

Referências

Alzina, R.B., and Escoda, N. P. (2007). Las competencias emocionales. Educación XX1, 10, p. 61-82.

Bavelier, D., Green, C. S., Han, D. H., Renshaw, P. F., Merzenich, M. M., and Gentile, D. A. (2011). Brains on video games. Nature reviews neuroscience, 12(12), 763-768.

Bisoglio, J., Michaels, T. I., Mervis, J. E., and Ashinoff, B. K. (2014). Cognitive enhancement through action video game training: great expectations require greater evidence. Frontiers in psychology, 5, 136.

Buckley, M. e Saarni, C. (2006) “Skills of emotional competence: developmental implications”. In J. Ciarrochi, Ed et al. Emotional intelligence in everyday life. Psychology Press/Erlbaum (UK) Taylor and Francis.

Creswell, J., and Clark, V. (2018). Designing and Conducting Mixed Methods Research (3nd ed.). SAGE.

Dale, G.; Green, C. S. (2015). Video games and cognitive performance. In: The video game debate. Routledge. p. 131-152.

Denham, S. A. (2006). Social-emotional competence as support for school readiness: What is it and how do we assess it? Early education and development, 17(1), 57-89.

Dias, E. e Ramosout, N. M. (2022). A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 30(117), 859-870.

Garner, P. W. (2010). Emotional competence and its influences on teaching and learning. Educational Psychology Review, 22(3), 297-321.

Gatti, B. A. (2020). Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, 34(100), 29-41.

Gee, J. P. (2009). Bons vídeo games e boa aprendizagem. Perspectiva 27.1, p. 167-178.

Hare, M., and Parent, J. (2022, July 16). Child Emotional Competence: A Unified Framework and Assessment Review of Emotion Reasoning, Emotion Stability, Emotion Regulation, and Empathy. DOI: 10.31234/osf.io/582wg

Hromek, R., and Roffey, S. (2009). Promoting Social and Emotional Learning With Games: “It’s Fun and We Learn Things”. Simulation and gaming, 40(5), 626-644.

Liu, X., Liao, M., and Dou, D. (2019). Video game playing enhances young children’s inhibitory control. In HCI in Games: First International Conference, HCI-Games 2019, Held as Part of the 21st HCI International Conference, HCII 2019, Orlando, FL, USA, July 26–31, 2019, Proceedings 21 (pp. 141-153). Springer International Publishing.

Mattar, J., Ramos, D. K. (2021). Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Grupo Almedina.

Oliveira, T. A. A., Guedes, K. C., Guedes, K. C., and Oliveira, K. G. (2021). A gamificação e o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula. Research, Society and Development, 10(7), e45110716799-e45110716799.

Pena, A. C., Alves, G., and Primi, R. (2020). Habilidades socioemocionais na educação atual. B. Téc. Senac, Rio de Janeiro.

Plass, J. L. et al. (2019). Theoretical Foundations of Game-Based and Playful Learning. In Plass, J., Mayer, R., and Homer, B. (eds.), Handbook of Game-based Learning, 324. Cambridge: MIT Press.

Ramos, D. K. (2020). Competência emocional: como os jogos podem contribuir com o seu desenvolvimento? Research, Society and Development, 9(5), e132953170e132953170.

Ramos, D. K., Brito, C., Anastácio, B. S., Campos, T., do Prado, L. A. R., Marciano, C., and Missel, F. (2022). Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para trabalhar as competências emocionais na infância. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 602-612). SBC.

Ramos, D. K., Lorenset, C. C. and Petri, G. (2016). Jogos educacionais: contribuições da neurociência à aprendizagem. Revista X, 2, 1-17.

Ramos, D. K., Martins, K. A., Brito, C. R., Anastácio, B. S., and Marciano, C. N. (2023). Experiência dos jogadores e o aprimoramento das competências emocionais na interação com o Jogo Sensidex: um estudo piloto com crianças da educação básica. Cenas Educacionais, 6, e16480-e16480.

Rivero, T. S., Querino, E. H. G., and Starling-Alves, I. (2012). Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Neuropsicologia Latinoamericana, 4(3).

Romanzini, A. V., Botton, L. T. J., and Vivian, A. G. (2022). Repercussões da pandemia da Covid-19 em crianças do Ensino Fundamental. Saúde em Debate, 46(spe5), 148–163.

Salen, K. and Zimmerman, E. (2012). Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. V. 1. São Paulo: Blucher.

Schuytema, P. (2008). Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning.

Van Eck, R. (2006). Digital Game-Based Learning: It's not just the digital natives who are restless. In EDUCAUSE Review. 41(2), 16-30.
Publicado
30/09/2024
RAMOS, Daniela Karine; SARZI, Luana Zimmer; PRADO, Luciana Augusta Ribeiro do; NUNES, João Mário Basso; ALTHAUS, Daieli; SILVA, Gleice Assunção da. Jogo Sensidex para mobilizar competências emocionais: um estudo no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1431-1441. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.241016.