Francisca sem tempo para a dengue! – Etapas de desenvolvimento e avaliação
Resumo
Este artigo relata o desenvolvimento e a avaliação do jogo digital sério “Francisca sem tempo para a Dengue”, que conta a jornada de Francisca, uma aluna do Instituto Federal de Educação, que precisa chegar a tempo de realizar uma prova de biologia sobre a Dengue. Para isso ela deve passar por diversas regiões da cidade de Joinville, que estão infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti e coletar todos os pontos de proliferação do mosquito. O jogo foi construído para plataforma mobile e web e disponibilizado gratuitamente como parte de um projeto de extensão para a conscientização da Dengue. O jogo foi avaliado por 32 alunos de um curso técnico em integrado ao ensino médio utilizando um modelo de avaliação de jogos educacionais.
Referências
Ministério da Saúde (2023) “Dengue”, Disponível em: [link] [Acesso em: 12-agosto-2023].
Prefeitura Municipal de Joinville (2023) “Joinville confirma quarto óbito por dengue de 2023”, Disponível em: [link] [Acesso em 12-agosto-2023]
Prefeitura Municipal de Joinville (2024) “Painel de acompanhamento dos casos de dengue em Joinville”, Disponível em: [link]
Savi et al. (2010) “Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais”, em Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3.
Takahashi, S. & Takahashi, V. P. (2007) “Gestão de inovação de produtos: estratégia, processo, organização e conhecimento”, Rio de Janeiro: Editora Campus.
Wikipedia (2023a) “Francisca de Bragança”, Disponível em: [link] [Acesso em: 12agosto-2023].
Wikipedia (2023b) “Estação da Memória”, Disponível em: [link] [Acesso em: 12-agosto-2023].
Wikipedia (2023c) “Museu Nacional de Imigração e Colonização”, Disponível em: [link]. [Acesso em: 12-agosto-2023].